segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Por que motivo escolheram Camões em vez de Damião de Góis?



Um homicídio, um poema épico e duas visões da história global: assim se poderia resumir A Torre dos Segredos, do professor de literatura medieval e renascentista queniano Edward Wilson-Lee.

Este livro é um mistério de assassinato, o relato de um julgamento inquisitorial, uma história das viagens portuguesas para o Oriente; um catálogo das ideias de Damião de Góis e um conto das aventuras de Camões; um passeio por regiões do mundo moderno que raramente encontramos – o Círculo Polar Ártico, os montes Urais, Madagáscar, o Planalto do Decão.

É também uma história sobre como – e por que razões – as culturas europeias se afastaram da fantástica diversidade do mundo em direção a narrativas monolíticas de caráter nacional, de pureza religiosa e de destino histórico: por que motivo escolheram a visão de Luís Vaz de Camões em vez da de Damião de Góis?

O lançamento do livro está marcado para o dia 3 de novembro, às 18h30, na Sala Ogival do Castelo de São Jorge, em Lisboa, e conta com a presença do autor. A obra é apresentada por Alberto Manguel, diretor do Espaço Atlântida – Centro de Estudos da História da Leitura/EGEAC que disse, sobre este livro: «É raro, no decurso da vida de leitor, que apareça um livro que destrói as nossas suposições sobre como e por que razão as coisas se passaram. Um feito alucinante.»

O livro chega às livrarias a 13 de outubro.

Sinopse 

Estamos em 30 de janeiro de 1574 e Damião de Góis, o arquivista do rei português, está morto – foi queimado, estrangulado ou afogado? O papel na sua mão pode ser de qualquer canto do império português. Mas o que quer que contenha é provavelmente uma mentira. Damião de Góis – admirador da cultura etíope, colecionador de arte, historiador e compositor – viveu uma vida extraordinária antes de se encerrar na Torre do Tombo, o primeiro grande arquivo nacional da Europa, no castelo de São Jorge. E foi aí que as aventuras realmente começaram... Ao par do percurso de Damião de Góis está a história de outro português: Luís de Camões, cujas dificuldades financeiras e com a autoridade são bem conhecidas, tornou-se, como sabemos, o poeta nacional, publicando o seu épico relato do encontro com a Índia no mesmo ano em que Góis foi condenado pela Inquisição. As histórias de Damião de Góis e Luís de Camões captam as extraordinárias maravilhas que aguardavam os europeus na sua chegada à Índia e à China, os desafios que estas maravilhas traziam às antigas crenças europeias e a vasta conspiração para silenciar as questões colocadas sobre a natureza da história e da vida humana. Este livro é um mistério de assassinato, o relato de um julgamento inquisitorial, uma história das viagens portuguesas para o Oriente; uma evocação das ideias de Damião de Góis e das aventuras de Camões.

Sobre o Autor

Criado no Quénia, no seio de uma família de cineastas e conservacionistas da vida selvagem, Edward Wilson-Lee fez o seu percurso escolar na Suíça, e posteriormente ingressou na universidade em Londres, Nova Iorque, Oxford e Cambridge, passando períodos em Nova Orleães e no México. Ensina literatura medieval e renascentista no Sidney Sussex College, em Cambridge, onde ganhou prestigiadas bolsas de investigação.