quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Objeto do Mês no centenário do emblema do FC Porto



Medalhas pertencentes ao antigo jogador João Nunes, expostas no Hall do Museu, transmitem memórias sobre o símbolo que distingue o clube desde 1922 e dos primeiros títulos portistas no Campeonato de Portugal de futebol

Há cem anos, os Sócios do FC Porto aprovaram a mudança para o emblema que o clube utiliza até aos dias de hoje. O símbolo resultou da criatividade do histórico Augusto Batista Ferreira, mais popular pela alcunha ‘Simplício’, artista gráfico que vestiu a camisola azul e branca como futebolista e praticante de outras modalidades.  

No mês da comemoração deste centenário, um conjunto de medalhas da coleção particular de João Nunes, vencedor do Campeonato de Portugal em 1922 e 1925 pelo FC Porto, abre caminho pelo passado e conduz a memórias relacionadas com os emblemas do clube, além de espreitar, necessariamente, para as duas primeiras conquistas nacionais em futebol do palmarés portista. 

Esta preciosidade saída das Reservas pode ser descoberta no Hall do Museu (área de circulação livre), mas também em www.museufcporto.pt, na aplicação FC Porto Museu & Tour ou na FC Porto TV, onde o Objeto do Mês coloca o passado e o património azul e branco ainda mais ao alcance de todos.