segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Maria João Vaz lança “Memória de uma epifania e outras histórias"



“Memória de uma epifania e outras histórias” é o primeiro livro de Maria João Vaz, actriz e artista de várias outras artes, e também o primeiro livro sobre a auto-descoberta de uma pessoa trans em Portugal.

Esta é a história de alguém que viveu cinco décadas numa realidade que não era aquela em que verdadeiramente se teria sentido plena. As páginas desta narrativa, familiar, íntima e muito pessoal são feitas dos reptos, da tão frequente falta de empatia e de coragem de se assumir a sua verdadeira essência: a de ser mulher.

Maria João Vaz, conhecida do público pelos seus papéis em televisão, teatro ou até em dobragens, conta em “Memória de uma epifania e outras histórias” como tantos anos foram passados a actuar dentro e fora de palco, ao tentar viver num papel que não era verdadeiramente o seu.
Mostrando-nos como nascer, crescer e amadurecer, num corpo que não sentia como seu, lhe trouxe desafios e questões de saúde, tanto físicos somo emocionais. Neste livro, a autora abre a porta para uma vida, para um complexo labirinto de auto-descoberta, num país em que tanto ainda há para caminhar na tolerância e na aceitação.

Sobre a Autora

Maria João Vaz nasceu em Lisboa, é actriz e artista plástica, diplomada pela Escola Superior de Teatro e Cinema, e tem exercido esta actividade em teatro, ópera, cinema, televisão e dobragens. Estudou também trompete no Hot Club e actuou ao vivo. Sempre demonstrou um aprofundado interesse por arte em todas as suas formas, assim, desde Julho de 2017 começou a explorar um novo campo artístico, como escultora autodidacta. Cria esculturas a partir de materiais tão diferentes como a terracota, a pedra, ou a partir de materiais que iriam para o lixo (como embalagens, garrafas, plásticos, azulejos, pedaços de ferro, etc.), e que transforma em incríveis obras de arte. Estas esculturas são o resultado de pura inspiração, representando na sua essência o coração e a alma da sua criadora. Tem três filhas.
Este é o seu primeiro livro.