quarta-feira, 13 de setembro de 2023

Uma história só dura nas cinzas



Prémio Elba, Prémio Bagutta, Prix Méditerranée e finalista do prestigiante Prémio Strega, Eu Fico Aqui, romance de estreia de Marco Balzano, é um dos maiores fenómenos literários da Europa dos últimos anos.

Na província italiana de Tirol do Sul, na fronteira com a Áustria, há um campanário que se ergue, solitário, das águas do lago de Resia. A torre, datada do século XIV, é o único vestígio da aldeia de Curon, que, desaparecida na década de 50, ressurge neste notável e premiado romance. Eu Fico Aqui, de Marco Balzano, é o apaixonante e comovente relato da luta e resistência de uma mulher e de uma comunidade contra a guerra, encurraladas entre o fascismo italiano e o nazismo alemão. Chega às livrarias a 14 de setembro.

Sinopse

Curon, 1920.
Na pequena aldeia italiana na fronteira com a Áustria, onde a história não chega e os dias se pautam pelo ritmo das estações, a jovem Trina anseia por uma vida diferente. Desejosa de se tornar professora, vê, porém, os seus planos caírem por terra, quando na primavera de 1923 Mussolini institui a língua italiana em todo o território e proíbe o ensino da língua alemã. Correndo sérios riscos num período de medo e incerteza, a jovem resiste, acabando por lecionar clandestinamente o idioma banido às crianças da pequena comunidade.

«Não te descreverei a tua ausência. Não te direi uma só palavra acerca dos anos passados à tua procura, sobre os dias na soleira da porta a fixar a estrada.»

Curon, 1939.
A Alemanha anuncia o Acordo de Opção do Tirol do Sul, que permite que as pessoas da região se possam mudar para o país germânico. Agora casada e mãe de Marica ― a quem este relato é dirigido ― e Michael, Trina enfrenta novamente dias de temor e perigo, quando a comunidade se divide perante a possibilidade anunciada, e aqueles que decidem ficar, como ela e a família, se tornam alvo de acusações de espionagem e traição.

Tudo piora quando um dia Trina chega a casa e descobre que a sua filha desapareceu.

Sobre o Autor

Marco Balzano nasceu em Milão em 1978, onde vive e trabalhou como professor do ensino secundário. Eu Fico Aqui é o seu quarto romance, que ganhou, entre outros, o Prémio Elba, o Prémio Bagutta, o Prémio Mario Rigoni Stern e o Prix Méditerranée francês, tendo sido finalista do Prémio Strega, o mais prestigiante prémio literário de Itália. É traduzido em mais de trinta países.