sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Quase uma década depois, qual foi a evolução das bands da Xiaomi?



Há quem aproveite as férias de Verão para continuar a exercitar-se, mesmo a um ritmo mais lento que o habitual, com as bands (e os watches) a serem muitas vezes os companheiros de treino e os motivadores para que os utilizadores consigam atingir os seus objetivos.

A Xiaomi conta com quase 10 anos de história em smartbands a partir do momento em que lançou a Xiaomi Mi Band em julho de 2014. Na altura, a grande aposta passou pela autonomia da bateria (até 30 dias de autonomia em standby) e funcionalidades orientadas para a saúde. Já contava com resistência à água, além da conectividade com a app Mi Fit para um acesso a mais informações e monitorização. Com cerca de 9 mm de espessura e 36 mm de comprimento, a Xiaomi Mi Band apresentava ainda uma bracelete hipoalergénica, propriedades anti-UV e antimicrobianas, sendo a primeira de uma história de verdadeiro sucesso para a marca.

Hoje, e olhando apenas para o mercado português, a Xiaomi disponibiliza a Redmi Smart Band 2 (PVPR 29,99€). É a opção “amiga da carteira” com um ecrã 1.47" TFT, 30 modos desportivos, autonomia de até 14 dias, resistência à água até 50 metros e um design ultrafino (9,99mm) e leve (14,9g).

Já a Xiaomi Smart Band 7 (PVPR 39,99€) apresenta um ecrã 1.62" AMOLED, mais de 110 modos de desporto com registo das calorias queimadas e duração do treino, alertas relacionados com o nível de oxigénio no sangue, monitorização dos padrões de sono e das alterações do ritmo cardíaco, entre muitas outras características técnicas.

Por fim, a Xiaomi Smart Band 7 Pro (PVPR 74,99€), como o nome revela, aposta na evolução do modelo anterior a começar pelo facto de apresentar um ecrã retangular grande (1.64" AMOLED) onde, para além dos mais de 100 modos desportivos, conta com 14 modos de treino especializados. A versão Pro oferece localização por satélite e controlo de movimentos ao suportar os sistemas BeiDou, GPS, GLONASS, Galileo e QZSS. Suporta ainda a sincronização de dados com o Strava e o Apple Health.

Uma evolução notória neste tipo de wearables num mercado altamente competitivo e onde a Xiaomi tem vindo a disponibilizar dispositivos com um design atual e funções de ponta a preços que chamam a atenção dos consumidores e utilizadores.