sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Festival Santa Casa Alfama



A 11ª edição do Festival Santa Casa Alfama está cada vez mais perto. O cartaz preparado para os dias 29 e 30 de setembro é absolutamente imperdível para os amantes de Fado e há ainda tempo para anunciar mais algumas surpresas. Assim, na edição deste ano, o Museu do Fado apresenta o espetáculo de video mapping em Homenagem a Hermínia Silva. Outra das novidades, nos dois dias de Festival, são as casas de Fado do bairro de Alfama, que vão dar o pontapé de saída para a festa no Palco Santa Maria Maior, resultado da parceria com a Associação de Comerciantes do Bairro de Alfama. 

O Museu do Fado apresenta o espetáculo de video mapping que nos vai transportar pela incrível carreira de Hermínia Silva.   

Dos concertos por todo o país às personagens inesquecíveis que criou para o Teatro de Revista, das casas de Fado às participações no cinema e na televisão. Os amigos e artistas com quem se cruzou, os temas de maior sucesso, a vasta discografia, as homenagens, os prémios e as distinções. Fadista e atriz de improviso fácil, Hermínia Silva conquistou um lugar único na nossa memória coletiva. Neste filme, criado pela EGEAC/Museu do Fado e com a produção executiva da Hipnose em parceria com a No Ideas No Art, celebramos o seu percurso e o seu legado, recordando as imagens e a voz desta intérprete extraordinária!    

A não perder, na fachada do Terminal de Cruzeiros de Lisboa, nos dias 29 e 30 de setembro, no Santa Casa Alfama. 



Na edição deste ano do Santa Casa Alfama, as casas de Fado do bairro são chamadas a participar de forma mais ativa no Festival, protagonizando a abertura do Palco Santa Maria Maior.  

Serão oito casas de Fado, sorteadas pela Associação de Comerciantes do Bairro de Alfama, quatro em cada dia do Festival com o elenco de dois músicos e um fadista. No dia 29 de setembro, o público ficará a conhecer um pouco melhor o trabalho de espaços como As Lucindas, São Miguel d’Alfama, Esquina de Alfama e A Fama de Alfama; no dia 30 de setembro é a vez de apresentar Alfama Grill, Tasca do Jaime, Bohemia Lx Sé e Tasquinha Canto do Fado. Neste autêntico desfile de casas de Fado, o público vai poder ouvir vozes como Jéssica Crispim, Carolina Gomes, Cristina Madeira, Joana Amendoeira, Henriqueta Baptista, João Soeiro, Tina Santos e Luís Carlos. 

Durante o Festival, cada espaço participante terá, ainda, um menu dedicado ao Santa Casa Alfama.