quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Estreias de cinema de 14 de Setembro de 2023



Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Don Juan

Laurent, um actor de teatro actualmente a protagonizar a personagem Don Juan, fica de coração partido quando Julie, a noiva, o abandona em vésperas do casamento. Empenhado em ultrapassar a sensação de vazio que tanto o incomoda, ele inicia uma busca por uma nova amante, descobrindo que, infelizmente, é sempre ela quem vê em cada mulher que encontra. Tudo piora quando a actriz com quem protagoniza é demitida da peça e o encenador decide contratar Julie para o seu lugar.

Uma comédia dramática com vários momentos musicais, escrita e realizada por Serge Bozon ("La France", "Tip Top", “Madame Hyde”), que conta com os actores Tahar Rahim e Virginie Efira nos papéis principais.



Mistério Em Veneza

Cansado das atribulações de uma vida inteira dedicada à investigação criminal, Hercule Poirot reformou-se, levando agora uma vida pacata na bela cidade de Veneza, Itália. Certo dia, acede ao pedido da sua amiga Ariadne Oliver de assistir a uma sessão espírita orientada pela senhora Reynolds, uma médium bastante famosa na área, que Ariadne há muito tenta desacreditar.

Quando, durante o decorrer do evento, um dos presentes é encontrado morto, Poirot vê-se novamente impelido a desvendar o mistério. Como sempre, não lhe faltam suspeitos. E apesar de tudo parecer indicar o envolvimento de algo fantasmagórico, ele vai ter de manter a racionalidade na análise de todas as pistas, sem nunca se deixar levar pelo medo ou pelas crenças no sobrenatural. 

Uma história de mistério protagonizada, realizada e co-produzida por Kenneth Branagh, cuja acção que decorre alguns anos após a “A Morte no Nilo” (2022), também assinado por Branagh. O argumento, da autoria de Michael Green, baseia-se na obra “Hallowe’en Party” (1969), escrito pela inglesa Agatha Christie. Para além de Branagh a interpretar o famoso detective belga, este filme conta ainda com a participação de Kyle Allen, Camille Cottin, Jamie Dornan, Jude Hill, Ali Khan, Emma Laird, Kelly Reilly, Riccardo Scamarcio, Michelle Yeoh e Tina Fey. 



Debaixo das Figueiras

Na Tunísia, um grupo de trabalhadores dedica-se à colheita de figos. Naqueles dias, debaixo das figueiras, várias raparigas vão criando laços à medida que discutem sobre o que significa para si o amor, o casamento e a família. E, enquanto algumas vão namoriscando com os rapazes à volta, outras revelam a sua insatisfação em relação às limitações das suas vidas numa sociedade que é, ainda hoje, marcadamente patriarcal. 

Exibido no Festival de Cinema de Cannes e com um elenco formado por actores não-profissionais, “Debaixo das Figueiras” é uma reflexão sobre o “que significa ser jovem e tunisino no século XXI”. A realização é da responsabilidade da estreante Erige Sehiri, que segue um argumento seu, de Ghalya Lacroix e de Peggy Hamann.