quinta-feira, 28 de setembro de 2023

(Nem) tudo acontece por uma razão



A vida de Kate Bowler, autora do livro «Tudo Acontece por Uma Razão», mudou aos 35 anos quando recebeu o diagnóstico de cancro em estádio avançado. Há um antes e um depois. E, felizmente para Kate, o depois ainda continua a acontecer.

Mas Tudo Acontece por Uma Razão é o oposto de tudo o que se podia esperar de um livro de memórias sobre a experiência oncológica. Não é a habitual história de superação, de aprendizagem ou demonstração de que «aquilo que não nos mata torna-nos mais fortes». Pelo contrário, o que quase nos mata, descobre Kate Bowler, torna-nos mais fracos, mais vulneráveis e incapazes de negar a realidade da finitude humana. Este livro é, na verdade, um memento mori; a história de uma mulher que, no auge da sua vida, se viu obrigada a confrontar-se com o seu possível fim. Como muitas pessoas de 35 anos, não é que Kate pensasse ser imortal, mas comportava-se como se o fosse: fazia planos para o futuro, deixava coisas para o dia seguinte, estava sempre ocupadíssima. Mas, ao contrário de muitas pessoas de 35 anos, era já doutorada e uma respeitável docente de História da Religião com um livro publicado. 

Mas se Tudo Acontece por Uma Razão, que possível razão de ser terão todas as pequenas e grandes coisas terríveis que nos acontecem? Este livro é uma reflexão profunda, mas cheia de humor, sobre a mortalidade, a positividade tóxica, a natureza da fé e da esperança, e sobre a legitimidade de mandar a um certo sítio pessoas que dizem lugares-comuns a quem está a sofrer!

Já disponível nas livrarias, publicado pela Pergaminho.

Sobre a Autora

Kate Bowler é doutorada em História e ensina História do Cristianismo na América do Norte, na Faculdade de Teologia da Universidade de Duke. É autora de Blessed, a primeira análise histórica daquilo a que chamou o «evangelho da prosperidade», que teve uma forte receção crítica (e muitos trocadilhos com #blessed). Aos 35 anos (e com plena consciência da ironia do facto), foi diagnosticada com um cancro em estádio avançado, o que a levou a reavaliar muito do seu objeto de estudo. Tudo Acontece por Uma Razão, o seu livro de memórias sobre o processo, foi um bestseller do New York Times amplamente louvado pela crítica e por leitores de todo o mundo. 

É autora de mais um livro de Investigação, The Preacher’s Wife, sobre o crescimento do estatuto de celebridade das mulheres no contexto dos movimentos evangélicos norte-americanos. É também autora do podcast de sucesso «Everything Happens», onde já entrevistou celebridades, autores e líderes políticos, espirituais e religiosos, e que inspirou um livro de reflexões chamado Good Enough, assim como um livro de bênçãos, The Lives We Actually Have. Publicou ainda um novo livro de memórias, No Cure for Being Human. A sua obra tem recebido fortes elogios da crítica e é uma presença frequente nos media de destaque norte-americanos.