segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Só é possível cortar o mal pela raiz



Finalista do Prémio Booker e livro do ano para publicações como The New York Times e TIME , As Árvores é o novo título da coleção Contemporânea. Percival Everett assina aqui um policial audacioso, repleto de ironia e duplos sentidos, apontando o dedo ao racismo endémico nos EUA.
 
As Árvores é um romance nada convencional, de sátira mordaz, que avança a ritmo veloz, sem desviar o olhar dos fantasmas que encontra pelo caminho. Distinguido com o Prémio Bollinger Everyman Wodehouse para escrita de comédia e finalista do Prémio Booker 2022, este « page-turner irresistível, que se precipita impetuosamente repleto de insolência, humor, deleite e raiva», assinala a estreia de Percival Everett em Portugal.

O livro já se encontra em pré-venda e estará disponível nas livrarias a 21 de setembro.

Um facto histórico – o horror dos linchamentos de que foi vítima a comunidade negra durante décadas, sob o domínio, a conivência e também alguma ignorância da maioria branca – é a pólvora desta narrativa explosiva. O rastilho é uma bizarra sequência de assassinatos, aparentemente desconexos e sem sentido. Lendo estas páginas, a meio de uma gargalhada percebemos que, afinal, estamos perante um assunto muito sério, com o qual o autor brinca de forma magistral. O mal cresce selvagem e em toda a parte. Vai buscar alimento às camadas mais profundas da sociedade. E os seus frutos são perigosamente podres. Eis o que nos diz, por entre linhas, esta história desconcertante, este livro-metáfora. «Contava-se como uma velha piada em Money, Mississípi, que quem quisesse descobrir quem pertencia ao Klan tinha só de ficar à espera na Lavandaria do Russell.» Não esperemos mais.

Sobre o Autor

Percival Everett nasceu nos Estados Unidos da América a 22 de dezembro de 1956. Com mais de trinta obras publicadas, incluindo Telephone (finalista do Prémio Pulitzer em 2021), So Much Blue e Erasure , recebeu numerosas distinções, entre as quais o Hurston/Wright Legacy Award, o Ivan Sandrof Lifetime Achievement Award pelo National Book Critics Circle, o Prémio Dos Passos, o Prémio PEN Center USA for Fiction e o PEN/Jean Stein. É membro da Academia Americana de Artes e Ciências e professor na Universidade do Sul da Califórnia.