João Svayam edita "Cantigas de Ser" e faz um concerto de apresentação em Lisboa, dia 6 de julho no Bota - Anjos.
"Cantigas de Ser" é o álbum de estreia de João Svayam, músico multi-instrumentista e polivalente, com um caminho marcado pela busca das suas raízes na música, e na sua aplicação comunitária. Nas palavras do músico e compositor, este é "um conjunto de 8 cantigas, com foco em temas focados na existência, no contacto com a Natureza, com os mundos visíveis e invisíveis das nossas relações, parte de um cancioneiro maior, e inspiradas pelas Ilhas dos Açores, por Arruda dos Vinhos, pelas Beiras e as suas paisagens visuais, imaginárias e musicais, pela infância, pelo presente e pela vida".
"Cantigas de Ser", foi criado em residência artística, na StartUp Cultural de Arruda dos Vinhos, no fim de 2023, no momento em que João Svayam convidou Bárbara de Sá, Rui Miguel Aires, João da Mata, Hugo “Vicky” Marques e José Lencastre, para tocar 8 temas da sua autoria. Ao longo de três meses a banda criou arranjos únicos para cada tema, com concerto de apresentação como meta. Em Dezembro de 2023 o concerto deu-se no Auditório Municipal de Arruda dos Vinhos.
O primeiro single a sair de "Cantigas de Ser" é o tema Plantio que nas palavras de João Svayam, nos fala de "sobre como as relações entre seres humanos podem, quando vividas de forma consciente, aberta e com vontade de um mergulho na profundidade, funcionar como as sementes do nosso futuro. Uma cantiga de viagem, que fala sobre conhecer-se a si mesmo através das histórias que criamos sobre os outros e com os outros".
O concerto de apresentação é este próximo dia 6 de julho pelas 21:00 no espaço BOTA-Anjos em Lisboa.