sexta-feira, 4 de julho de 2025

«Incriminados» - Quando a justiça falha, a verdade é esquecida e os inocentes sofrem pelos culpados



E se fosse condenado a prisão perpétua ou à pena de morte por um crime que não cometeu? Incriminados, o novo livro de John Grisham, em coautoria com Jim McCloskey, fundador da Centurion – a primeira organização norte-americana dedicada a defender e a inocentar aqueles que são condenados injustamente –, reúne dez histórias reais de cidadãos que viram a sua vida devastada por erros judiciais. Com a mestria narrativa a que Grisham nos habituou, o autor volta a surpreender ao trocar a ficção por casos autênticos e profundamente comoventes.

Nesta obra, os autores lançam um olhar inquietante sobre os bastidores de um sistema judicial falível – como são todos –, em que a presunção de inocência tantas vezes é ignorada, mesmo perante as evidências em contrário mais clamorosas. Cada história é um retrato doloroso de anos perdidos, famílias destruídas e lutas incansáveis pela verdade – muitas vezes travadas com recursos limitados e a esperança quase extinta.

Grisham explica que o «objetivo deste livro é sensibilizar as pessoas para a existência de condenações injustas e, de alguma maneira, ajudar a impedir que continuem a ocorrer. É um esforço para lançar luz sobre algumas táticas terríveis e abusivas utilizadas pelas autoridades para condenar inocentes.»

Mais do que um apelo à reflexão, Incriminados é um poderoso testemunho de resiliência e coragem. Uma obra escrita com o suspense de um thriller, mas com o peso de vidas reais.

Com tradução de Fernanda Oliveira, Incriminados já está disponível nas livrarias.

Sobre os Autores

John Grisham nasceu no Arkansas, em 1955, e vive atualmente às portas de Charlottesville, na Virgínia. Antes de se dedicar à escrita a tempo inteiro, licenciou-se em Direito, exerceu advocacia durante sessenta a setenta horas por semana e tornou-se um profundo conhecedor do sistema jurídico norte-americano. Toda a sua obra literária colhe inspiração nesta anterior experiência profissional. Com 50 bestsellers consecutivos do The New York Times, vendas superiores a 400 milhões de exemplares em todo o mundo e traduções em 45 línguas, Grisham é um autor de classe mundial. A sua enorme popularidade e a qualidade da sua escrita fazem do mestre do thriller jurídico um autor cujas obras literárias são frequentemente alvo de adaptações televisivas e cinematográficas de grande qualidade.

Jim McCloskey fundou a Centurion Ministries, a primeira organização mundial dedicada a defender e a inocentar aqueles que são condenados injustamente. Desde a sua criação, há quarenta anos, a Centurion libertou setenta pessoas, que passaram décadas na prisão a cumprir penas de prisão perpétua ou que foram sentenciadas a penas de morte pelos crimes de outros.