quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Porto de Encontro - João Carlos Brito dá-nos 1001 razões para amar o Porto



Dicionário Sentimental do Porto estará em destaque na próxima sessão do Porto de Encontro, com Germano Silva e Helder Pacheco como convidados especiais.
 
Mais do que qualquer outra, a 120.ª edição do Porto de Encontro, que se realiza no sábado, dia 11 de outubro, pelas 17h00, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, é dedicada à cidade do Porto.

Nesta edição do ciclo de conversas com escritores promovido pela Porto Editora, será apresentada a mais recente obra de João Carlos Brito, Dicionário Sentimental do Porto, um inventário afetivo da cidade, composto por expressões, memórias, personagens, tradições e um léxico onde cada verbete carrega um pedaço da alma portuense.

Ao autor juntam-se duas figuras incontornáveis da Invicta: Germano Silva, ex-jornalista e historiador, e Helder Pacheco, investigador, escritor e cronista das culturas e tradições do Porto. Esta será, por isso, uma conversa com pronúncia do Norte, moderada por Sérgio Almeida.

João Carlos Brito é professor, autor de romances e coordenador de diversos projetos ligados à escrita e à língua portuguesa – o seu tema predileto. Além deste novo livro, já explorou as particularidades da nossa língua em obras como Falar à moda do Porto, Dicionário de Calão do Norte e Em Português nos (des)entendemos.

O Porto de Encontro conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto, da Antena 1, do Jornal de Notícias e das Livrarias Bertrand. A entrada no evento é gratuita, mas limitada aos lugares disponíveis.