quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Campeão Mundial de Magia Helder Guimarães estreia "Verso" em Lisboa


Helder Guimarães, Campeão Mundial de Magia apresenta “Verso”, o seu novo espectáculo, em estreia mundial no Teatro do Bolhão, no Porto, de 14 a 17 de Janeiro e de 20 a 23, no Teatro da Trindade em Lisboa.
O mágico que arrecadou dois Óscares da Magia, é o único português com o título de campeão mundial, em mais de 70 anos de história da Federação Internacional de Sociedades Mágicas. 
«Verso» é um ensaio artístico com uma forte componente teatral e humorística, para lá da magia, onde Helder Guimarães constrói uma espécie de zona cinzenta, entre o real e o irreal, que nos leva a questionar a realidade do passado. Será este resultado de uma construção mental? E quanto ao que se acredita ser real? Será totalmente científico ou, por vezes, um ato de fé?
Tudo isto é possível, num espectáculo que promete grande interacção com o público, o qual é sempre chamado a intervir, tornando tangível o irreal mágico. Ficção e histórias reais constroem um protagonista invisível denominado mistério.
Concebido para entrar em cena primeiramente em Nova Iorque, “Verso” será apresentado ao público português em primeira mão, já que é este o trabalho que Helder Guimarães constrói vincando as suas raízes. Quanto à estreia na Broadway está já marcada para o final do ano.

A viver nos Estados Unidos há alguns anos, Helder Guimarães mantém uma forte ligação à cidade que o viu nascer e a estreia deste espectáculo no Porto é a cereja no topo do bolo.
Com 32 anos, Helder Guimarães, vive em Los Angeles e venceu, por duas vezes o Prémio de Mágico do Ano, na categoria de Magia de Salão. Um galardão atribuído pela Academia de Artes Mágicas de Hollywood,
«Nothing to Hide», o seu último espectáculo, recebeu rasgados elogios da crítica especializada e conquistou espectadores como Eva Mendes, Maria Sharapova, Barbara Streisand, Steve Martin, Aziz Ansari, Ryan Gosling, JJ Abrahams, Zack Galafinakis, Jimmy Kimmel, Woody Allen ou Aimee Mann. Após inúmeras repetições, salas lotadas e recordes de bilheteira na Geffen Playhouse, em Los Angeles, o espectáculo entrou nos trilhos da Broadway. Lugar onde o mágico português enche as salas , batendo recordes de assistência e bilheteira.