Com o continuar do ressurgimento global do vinil, a Sony anunciou hoje um novo gira-discos topo de gama, que permite a quem tem discos de vinil desfrutar das suas músicas preferidas com uma qualidade excepcional, mesmo quando está em movimento. Em estreia mundial, o PS-HX500 da Sony permite-lhe converter a sua colecção de vinil em ficheiros com qualidade de áudio de alta resolução (equivalente à qualidade DSD) para que possa desfrutar do seu som único onde quer que esteja.
Detalhe de som de alta qualidade
Criado para apaixonados por música, cada aspeto do PS-HX500 é concebido para oferecer a melhor qualidade de som possível e tratar o seu vinil com o respeito que merece. Desde um braço de tom recém-desenvolvido até ao prato fundido e à própria base; cada componente foi cuidadosamente elaborado para proporcionar um excelente desempenho musical.
O braço de tom recto, concebido com a agulha situada no eixo central do braço, assegura um excelente equilíbrio estéreo. O braço também dispõe de uma estrutura de cabeça redonda integrada, que minimiza a ressonância, para uma reprodução pura do som. Um dispositivo antideslizamento está integrado no braço, juntamente com um sistema de cueing do braço. É fornecido um cartucho de íman móvel com a força de seguimento e o equilíbrio facilmente ajustáveis.
O PS-HX500 dispõe de um prato em alumínio fundido e é accionado por um motor de duas velocidades, através de uma correia. É dotado de uma base acústica de 30 mm de alta densidade, bem como de um recém-criado tapete em borracha, com 5 mm, e de quatro pés isolantes. Uma abordagem clássica ao design de gira-discos, resultado de anos de experiência, permitiu produzir um modelo que pode satisfazer os entusiastas da música.
O vinil torna-se portátil
Por vezes, os entusiastas dos discos podem deparar-se com a perspectiva de ficheiros digitais de qualidade inferior, obtidos a partir dos seus discos analógicos, para ouvirem em movimento. O PS-HX500 está equipado com um conversor nativo DSD de alta qualidade, que oferece ao utilizador a opção de copiar as suas músicas analógicas preferidas para um computador, como ficheiro digital, com qualidade de áudio de alta resolução. Isto permite que o utilizador reproduza a música preferida da sua colecção de vinil num computador, telemóvel ou leitor de música portátil compatível ou até mesmo no seu automóvel. O gira-discos também dispõe de um pré-amplificador phono integrado, possibilitando a ligação directa a um amplificador externo, para a reprodução de áudio de alta-fidelidade em casa.
O PS-HX500 é o primeiro gira-discos do mundo com suporte para DSD Double-rate e Single-rate (5.6MHz/1bit, 2.8MHz/1bit), um poderoso formato de áudio que reproduzirá a sua música com uma musicalidade natural e precisa. Adicionalmente, o processo de conversão AD pode oferecer uma variedade de qualidade de ficheiros, desde WAV até áudio de alta resolução, com frequências de amostragem e taxas de bits superiores, e DSD Double-rate. Assim, os utilizadores podem não só desfrutar dos seus discos onde quer que vão mas também apreciá-los com uma superior qualidade de som.
Software de gravação e edição facilitadas
Utilizando o software para computador PS-HX500, é possível converter facilmente vinil em ficheiros de áudio de alta resolução no computador do utilizador e editar em pós-produção.
O software compatível é transferido, simplesmente, e depois de ligar o computador ao gira-discos o processo de gravação é bastante simples. Posteriormente, as faixas podem ser editadas, intituladas, cortadas ou combinadas, permitindo aos utilizadores serem verdadeiramente criativos com a sua música.
O PS-HX500 estará disponível na Europa a partir de Abril de 2016, com um preço aproximado de 500 €.