quarta-feira, 26 de outubro de 2016

A Sebenta do Tempo


Por que é que aos 15 anos o verão nos parecia mais azul? Como se relacionam uma cassete de áudio e uma caneta BIC? E que recordações associamos ao Hotel California, dos Eagles?

Mário Augusto viaja no tempo para recordar os bons velhos tempos, em «A Sebenta do Tempo», que chega às livrarias a 4 de novembro. Este Manual de Memórias para Esquecidos compila as mais queridas recordações de infância daqueles que a viveram entre as décadas de 60 e 70, prometendo momentos saudosistas e revivalistas aos que acarinham memórias da meninice: entre Lambarices e Guloseimas, Leituras e BD, Gira-Discos e Cassetes Piratas no Parque de Diversões, o autor guiará os leitores numa autêntica expedição ao passado.

Mário Augusto, uma figura acarinhada pelo público devido ao seu trabalho em Cinema, desafia todos os leitores a imergir no passado e a partilhar as suas memórias neste livro que, com um grafismo muito original, que lembra um diário de recortes, proporcionará verdadeiros momentos de nostalgia e de lembrança.

«Ainda se lembram de quando o aparelho se passava dos carretos? Os carretos rolavam, a fita aquecia e lá se ia o sincronismo daquela geringonça. Era a fita a desenrolar-se por todo o lado e os cantores a arrastarem a voz até pararem de vez.
Confesso que esfregava as mãos de contente quando isso acontecia a uma cassete do meu pai. Quando eram as minhas, a recuperação da peça exigia um verdadeiro exercício de paciência e muita minúcia. Quantas cassetes salvei, para logo a seguir limpar cirurgicamente os carretos, com álcool, tentando evitar que a gracinha se repetisse? Perdi muitas e boas músicas, mas salvei também muitas cassetes.
Para arranjar uma cassete sem trilhar a fita, era preciso ter mãozinhas. Equipados com uma caneta BIC e com muita calma, puxávamos a fita toda para dentro, girando lentamente a caneta entretanto encaixada numa das rodas dentadas da cassete.»

Sobre o Autor

Mário Augusto nasceu em Março de 1963, em S. Félix da Marinha, perto de Espinho. É jornalista de televisão desde 1986, autor e apresentador de vários programas de divulgação de cinema. Começou a carreira no jornal O Comércio do Porto. Colaborou no Se7e, na revista Sábado e no Público. Foi um dos fundadores da SIC. Trabalhou como radialista na Rádio Comercial, na Antena 1, na Antena 3 e na Rádio Nova, no Porto. É o jornalista português que mais estrelas de cinema entrevistou para televisão, contando mais de 2 mil entrevistas ao longo de 28 anos. Fundou e dirigiu a revista Cinemania. Realizou e produziu documentários já premiados, foi autor de argumentos para televisão. Na RTP criou e dirige o projeto Academia RTP, destinado a formar e a descobrir novos criadores de audiovisual. Coordena e apresenta o mais antigo magazine de cinema da televisão Portuguesa, o Janela Indiscreta. É casado e pai de três filhos. Vive onde sempre viveu, em Espinho, uma paisagem à beira-mar que não troca por nada.