segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Verde Brilhante - A sensibilidade e a inteligência das plantas


Uma visão perturbante e diferenciadora. O leitor nunca mais olhará para as plantas da mesma maneira!
As plantas não precisam dos seres humanos para viver, mas estes precisam delas para tal. Será isso inteligência? Serão as plantas capazes de comunicar entre si, de resolver problemas? Partindo destas questões, Stefano Mancuso e Alessandra Viola demonstram que as plantas não são, de todo, organismos inferiores. Aliás, como os outros seres vivos, têm uma personalidade, possuem os cinco sentidos, como nós, trocam informações e interagem com os animais, adoptando estratégias de sobrevivência, têm uma vida social, exploram da melhor maneira os recursos energéticos. São capazes de escolher, aprender e recordam, sentem mesmo a gravidade. Inteligência, aprendizagem, memória e comunicação não são prerrogativas do mundo animal: Verde Brilhante explica por que razão são qualidades que as plantas partilham connosco. Indispensáveis à sobrevivência do homem, têm muito a ensinar-nos e, se considerarmos as suas extraordinárias capacidades, serão cada vez mais importantes para o futuro desenvolvimento científico e tecnológico. Verde Brilhante recebeu vários prémios de divulgação científica.

Sobre os Autores

Stefano Mancuso, cientista de renome mundial, dirige o Laboratório Internacional de Neurobiologia Vegetal (LINV) da Universidade de Florença, em Itália, onde é professor associado do Departamento de Ciências de Produção Agro-alimentar e do Ambiente. Membro fundador da Society of Plant Signaling & Behavior, ensinou em universidades no Japão, na Suécia e em França.

Em 2012, o La Repubblica indicou-o entre os 20 italianos destinados a transformar-nos a vida. Participa em debates, conferências e encontros. É autor de vários livros, volumes científicos e centenas de publicações em revistas internacionais.

Alessandra Viola é jornalista e divulgadora de ciência. Em 2011, organizou o Festival da Ciência Live de Génova, em Itália. Desenvolve actividade de documentarista, correspondente e guionista de programas televisivos e de desenhos animados. Colabora com o CNR (Conselho Nacional de Investigação) e é professora de Comunicação de Ciência e Tecnologia da Energia na LUISS, Universidade Guido Carli, em Roma.