segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Milaneza, alimento oficial do Berg Trans Peneda Gerês World Championships 2016


A Milaneza, é o alimento oficial do campeonato mundial de trail - Berg Trans Peneda-Geres World Championships 2016, que decorre entre 25 e 30 de Outubro em Braga. Este evento conta o apoio do Recheio Cash & Carry, através do fornecimento de ingredientes de qualidade, que juntamente com as Massas Milaneza serão a base da dieta alimentar dos atletas.

Esta prova realiza-se pela primeira vez em Portugal, sendo organizada por Carlos Sá, o conhecido ultramaratonista português. Conta com o apoio institucional de 4 municípios do Parque Natural da Peneda-Gerês e da Câmara Municipal de Braga, local onde estará sediado todo o Mundial e onde será criada uma Sports Village. Para além da prova oficial que acontece no dia 29 de Outubro, irá realizar-se paralelamente uma prova amadora, aberta a todos os atletas que queiram viver a sensação de correr nos trilhos do Mundial de Trail 2016 no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Durante a semana que antecede o Mundial, desde o dia 25 de Outubro, a Sport Village promove um conjunto variado de atividades, acolhendo diariamente visitas das escolas dos cinco concelhos. As crianças terão a oportunidade de conviver com os melhores atletas de todo o mundo e realizar diversas atividades lúdico-pedagógicas, como será o exemplo de iniciativas que visam promover uma alimentação saudável e equilibrada. Na zona do Bom Jesus, as crianças irão realizar pequenas corridas (Mundialito) para testar as suas capacidades competitivas.

No dia 28 de Outubro, sexta-feira, realizar-se-á o desfile oficial das seleções no centro de Braga. Um momento oficial de convivência entre os atletas e a população. O dia de encerramento, domingo 30 de Outubro, conta com algumas surpresas, abertas também ao público.

“O Berg Trans Peneda-Gerês World Championships 2016 é uma iniciativa que se realiza pela primeira vez em Portugal e que trará ao país seleções de mais de 40 países, mobilizando perto de 2.000 atletas e 200.000 visitantes. Este enorme evento coincide no tempo com a comemoração do Dia Mundial das Massas, dia 25 de outubro, reforçando assim o sentido da associação da Milaneza como alimento oficial. Este projeto conta ainda com o apoio do Recheio Cash & Carry. Durante esta semana, a Milaneza irá relembrar a importância das massas alimentícias na dieta de um atleta, assim como o impacto deste alimento numa dieta equilibrada e saudável”, afirma João Paulo Rocha, Diretor de Marketing da Cerealis.

No caso específico dos desportistas, além do seu plano de treinos, a nutrição é considerada uma vertente essencial da sua preparação. Antes, durante e após a competição ou treino, todos os momentos contam para que, de forma equilibrada e com as porções corretas de cada macronutriente, se obtenha a quantidade de energia ideal para os momentos de esforço e recuperação.

A massa é o alimento ideal para uma performance desportiva de sucesso e para uma recuperação adequada, uma vez que os hidratos de carbono são o principal “combustível” do sistema nervoso e muscular. Ao ingerir quantidades de hidratos de carbono inferiores ao recomendado, as reservas de energia irão esgotar-se mais rapidamente e o estado de fadiga é alcançado com maior brevidade.

Assim, antes de uma competição ou da prática desportiva, a refeição ideal para o atleta deverá ser à base de massa, adicionando uma fonte de proteína (ex. carne branca ou ovo) e juntando ainda hortícolas como uma salada de tomate, cebola e rúcula ou brócolos. Este tipo de refeições, ricas em nutrientes, garantem a quantidade de hidratos de carbono necessária para uma boa performance desportiva.

Para além dos desportistas, a massa é adequada à alimentação de praticamente todas as pessoas e idades, uma vez que é rica em diversos nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo como vitaminas, minerais e fibra e apresenta baixo teor de gordura, colesterol e sal. Além da riqueza nutricional, as massas são um hidrato de carbono de lenta absorção e apresentam um baixo índice glicémico, o que significa que além de serem digeridos mais lentamente do que outros alimentos, não provocam picos de açúcar na corrente sanguínea (picos de glicemia) e mantêm a energia fornecida durante mais tempo. Ficamos mais saciados, em boa forma e preparados para a próxima prova.