sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Vodafone Mexefest


A Ciência Rítmica Avançada volta a montar laboratório no Vodafone Mexefest pela mão de Rui Miguel Abreu, um dos mais enérgicos e entusiastas divulgadores de hip hop do nosso país, e que em 2015 foi responsável pela curadoria de uma das noites do Festival. Este “cientista” volta ao Vodafone Mexefest em 2016 com mais uma proposta de futuro, que passa por quatro experiências praticamente inéditas, onde as palavras e os ritmos se fundem em fórmulas que são do que de mais excitante e desafiante a música tem hoje para oferecer.

Fuse, o veterano dos Dealema, chega do Porto e é um dos mais sérios casos de culto no nosso país. Um artista adorado e admirado por muitos, que há anos vem atormentando os fãs com a espera pelo sucessor do mítico registo “Sintoniza”. Esse álbum chega em dezembro, terá por título “A Caixa de Pandora” e terá a sua pré-apresentação em Lisboa no Vodafone Mexefest, numa noite que se prevê de proporções míticas por todas as razões, mais as que Fuse não se coibirá de apresentar: versos duros como concreto e negros como a noite, peso de verdade e consequência, arte refinada por anos de batalha na estrada.

Keso, rapper também do Porto, protagonizou outro dos fenómenos discográficos do ano com “KSX2016”, um álbum de qualidade superior que o motivou a enfrentar vários palcos em modo solitário, conseguindo uma proeza idêntica à que, por exemplo, Nerve mostrou ao mundo em 2015, no Vodafone Mexefest precisamente: a de ser capaz de encher o palco com apenas um microfone e a força de palavras que não têm paralelo no nosso país, de tão únicas. Mas ao Vodafone Mexefest, Keso traz uma proposta inédita e em estreia absoluta: apresenta-se à frente do Oliveira Trio, grupo da Discos Dinamite que com órgão, guitarra e bateria tem causado estragos onde quer que haja uma pista de dança encerada e um sistema de som capaz de aguentar a sua força clássica. Estamos convencidos que nunca se ouviu uma tal junção de talentos num mesmo espaço.

Landim é um dos mais vigorosos embaixadores do rap crioulo que vai crescendo à força de vídeos no Youtube que são visualizados milhões de vezes. Este verdadeiro mestre das rimas está alinhado com as mais recentes correntes do Trap e acaba de lançar mais uma aclamada mixtape, o segundo volume da sua série “Trap's Drama” que injeta realidade de rua nos ouvidos de muita gente neste país.

Beware Jack vai subir ao palco com Blasph. A história do rap nacional em 2016 não se pode contar sem mencionar o álbum que assinaram juntos, “O Processo”, um dos mais urgentes e vigorosos exercícios rimáticos que se ouviu este ano. Mas Beware Jack e Blasph chegam ao Vodafone Mexefest com sede de futuro, e prometem desvendar os caminhos que vão seguir em paralelo em 2017, com novidades e surpresas.  

A não perder!

O bilhete único válido para os dois dias do Festival encontra-se já à venda nos locais habituais pelo valor de 45€, passando a custar 50€ nos dias do Festival.