sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Do Medo à Esperança


Do Medo à Esperança, da autoria da historiadora social Raquel Varela e do psiquiatra António Coimbra de Matos, chegou às livrarias no dia 9 de setembro, pela Bertrand Editora.

Do Medo à Esperança é um livro escrito a quatro mãos, sobre como vencer o medo, social e individual. É um encontro inesperado entre uma historiadora social, do trabalho, dos movimentos sociais, da revolução portuguesa, e o pai da psicanálise em Portugal.

O mote para este livro é como reconstruir uma sociedade participativa sem que o coletivo esmague o indivíduo, como ser livre sem ser individualista. Do nosso bairro à história do país, das nossas relações afetivas ao que queremos para o futuro. Um livro que se lê sem parar, como uma longa conversa entre dois espíritos inconformados, dois sonhadores realistas que acreditam no futuro de Portugal.

«Venceremos!», conclui António. «Como e porquê? Acuidade do sentir, lucidez no pensar e perícia no agir.» Conclui Raquel: «Cultivar, cuidar, construir. Não há nenhum direito “adquirido”: foram todos conquistados.»