terça-feira, 25 de outubro de 2016

Os Senhores do Mundo de Noam Chomsky - Quem são, como estabelecem e mantêm o seu domínio


Os Senhores do Mundo, de Noam Chomsky, já está à venda. Este livro, com prefácio de Marcus Raskin, consiste num conjunto de ensaios e palestras políticas escritos entre 1969 e 2013, cujo tema unificador é: quem são os Senhores do Mundo e como estabelecem e mantêm o seu domínio. 
A resposta está, em grande parte, na «disseminação ativa da miopia intelectual e na distorção que é posta ao serviço da elite no poder». 
Esta coletânea de textos abrange mais de quarenta anos de revelações sobre os principais acontecimentos mundiais patrocinados pelas maiores potências ocidentais. É uma visão honesta sobre o modus operandi por detrás das motivações dos líderes e formadores de opinião, políticos e empresariais, e as consequências das suas decisões. 
Noam Chomsky é uma figura central no pensamento político dos nossos dias. Considerado o pai da linguística moderna e um dos mais importantes intelectuais vivos, é linguista, filósofo, cientista cognitivo, lógico, comentador político, ativista, autor de mais de cem livros e vencedor de inúmeros prémios e menções honrosas. 

Sobre o Autor

Noam Chomsky é linguista, filósofo, cientista cognitivo, lógico, comentador político e ativista norte-americano. Por vezes descrito como «pai da Linguística moderna», Chomsky tem, também, um papel de relevo no campo da Filosofia Analítica. Passou a maior parte da sua carreira no Massachusetts Institute of Technology (MIT), onde é, agora, Professor Emérito. Autor de mais de cem livros e vencedor de inúmeros prémios e menções honrosas, é uma figura cultural de relevo, considerada, em 2005, «intelectual público de maior importância».