quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Julia Navarro sobre o livro «História de um Canalha»


História de Um Canalha é o novo título de Julia Navarro, conhecida escritora espanhola célebre pelos seus fortíssimos best-sellers no género romance histórico. Com este novo livro, que tem data de saída prevista para o dia 14 de Outubro com o selo da Bertrand Editora, a autora faz uma ousada mudança de tema e estilo, aventurando-se numa história inteiramente contemporânea protagonizada por um homem sem escrúpulos, que dedicou a sua vida às áreas mais sinistras e imorais da publicidade e da assessoria de imagem (a destruição de reputações, a troca de influências e a compra de opiniões). Thomas Spencer é a personagem central deste livro. 
Julia Navarro, que trabalhou como jornalista nos principais meios de comunicação espanhóis, tece através deste livro uma crítica feroz aos nossos tempos, à falta de ética na política e no jornalismo. 
A sua carreira enquanto escritora pauta-se pelo êxito estrondoso no género que habitualmente publica e apesar desta mudança de registo o seu livro foi muito bem recebido pela crítica e pelos leitores que seguem o seu trabalho. Em entrevista ao jornal El País, a autora explica como se deu esta viragem. «Sei que estou a dar um salto. Porém, não planeei mudar de registo, não foi um processo assim tão sofisticado, mas sim natural. Queria contar uma história e contei-a.» 

Sobre a Autora

Julia Navarro nasceu em 1953 e é jornalista há mais de trinta anos, tendo trabalhado nos principais meios de comunicação espanhóis. É autora de diversos livros de atualidade política, mas foram os romances que a tornaram conhecida internacionalmente. Está publicada em mais de trinta países e conta com mais de três milhões de exemplares dos seus livros vendidos. É detentora de diversos prémios literários, como o Premio QuéLeer, o VIII Premio dos Lectores de Crisol, o Premio Ciudad de Cartagena, o Pluma de Plata de la Feria del Libro de Bilbao, o Protagonistas de Literatura e o Premio Más que Música de los Libros. 

A Bertrand Editora e o Cultura e Não Só partilha convosco uma breve conversa com a escritora Julia Navarro sobre o seu novo livro História de um Canalha.

A conversa com a autora decorreu durante a sua vinda a Lisboa, este mês de Outubro, quando veio ao nosso país para apresentar a sua mais recente obra.