segunda-feira, 24 de outubro de 2016

O Jazz da Física A Ligação Secreta Entre a Música e a Estrutura do Universo


Inspirado por Einstein, Coltrane colocou a física e a geometria no centro da sua música. Neste livro, o físico e músico de jazz Stephon Alexander recorre ao jazz para responder a algumas das perguntas mais inquietantes da física, sobre o passado e o futuro do Universo. Seguindo os grandes mestres que desenharam inicialmente as relações entre música e física, onde se incluem Pitágoras, Kepler, Newton e Einstein, esta obra revisita o mundo antigo e transporta-nos para o presente.

Nesta viagem cosmológica, o leitor é convidado a acompanhar a história do autor, na sua busca de conciliar a sua paixão tanto pela música como pela física. Ao tocar saxofone e improvisar com equações, Stephon Alexander descobriu a conexão entre as ondas fundamentais que compõem o som e as ondas fundamentais que compõem tudo o resto.

«Neste livro, a música será a analogia que nos ajudará não só a compreender boa parte da física e cosmologia modernas, mas também a desvendar alguns dos recentes mistérios com que os físicos se defrontam.»

Cobrindo a história do Universo, do Big Bang à eternidade, toda a sua estrutura, da macroescala à microescala, este livro inspirará qualquer pessoa interessada nos mistérios do Universo, da música e da própria vida.

Sobre o Autor

Stephon Alexander é professor de Física na Universidade de Brown e vencedor do Prémio Bouchet da Sociedade Norte-Americana de Física. É também músico de jazz e gravou recentemente o seu primeiro álbum de jazz electrónico com Erin Rioux.