quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Estreias de cinema de 27 de Outubro de 2016


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:



Doutor Estranho

Stephen Strange é, desde muito jovem, um dos mais conceituados – e também arrogantes – neurocirurgiões de Nova Iorque. A sua vida muda quando, após um acidente, fica com as mãos debilitadas. Apesar de todas as tentativas de recuperação, percebe que é incapaz de readquirir a perícia necessária para continuar a operar. É então que, num último esforço para encontrar a cura, viaja até aos Himalaias em busca da Anciã, uma enigmática mulher famosa pelas suas terapias invulgares. Ela explica-lhe que o mundo que todos conhecemos não passa de uma entre muitas realidades possíveis e que ele possui uma energia interior capaz de ajudar milhares de seres em sofrimento. Strange descobre então um universo multidimensional onde forças opostas estão em luta constante. Durante um longo e intenso treino psíquico, vai descobrir dentro de si múltiplos poderes que o ajudarão na sua luta contra o Mal. E, nesse estranho e doloroso caminho de autoconhecimento, vai também encontrar a redenção.
Produzido pelos Marvel Estudios e distribuído pela Disney Pictures, um filme de acção e aventura que transporta para o grande ecrã uma das mais ambíguas personagens Marvel, criada, em 1963, por Steve Ditko. A realização fica a cargo de Scott Derrickson, segundo um argumento seu e de C. Robert Cargill. O elenco conta com Benedict Cumberbatch, Tilda Swinton, Chiwetel Ejiofor, Rachel McAdams, Benedict Wong, Michael Stuhlbarg, Benjamin Bratt, Scott Adkins e Mads Mikkelsen.



Salva-te Se Puderes

Bennie Chan é um detective de Hong Kong que há anos tenta apanhar em falso Victor Wong, um mafioso chinês que nunca olha a meios para atingir os fins. Connor Watts é um norte-americano de viagem por Macau que se vê envolvido em problemas quando se torna a única testemunha de um assassinato. Quando Bennie descobre que Connor possui informações importantíssimas sobre Wong que, a serem provadas, podem finalmente colocá-lo atrás das grades, decide procurá-lo. Mas, para que isso seja possível, Chan tem, antes de mais, de conseguir trazer o norte-americano a Hong Kong para testemunhar. Mantê-lo vivo desde as montanhas da Mongólia até ao deserto de Gobi vai, em si, ser uma missão quase impossível…
Uma comédia de acção realizada por Renny Harlin, com Jackie Chan e Johnny Knoxville nos papéis principais.



O Bosque de Blair Witch

Reza a lenda que, em 1785, na pequena aldeia de Burkittsville (EUA), vários miúdos culparam uma mulher chamada Elly Kedward de os levar para sua casa e lhes tirar sangue. A mulher foi acusada de bruxaria e banida da aldeia. Aquele Inverno fora particularmente frio e, em pouco tempo, os habitantes assumiram que a mulher tinha morrido. Em Outubro de 1994, Heather, Joshua e Michael, três estudantes de cinema, chegam a esse mesmo lugar para investigar a lenda e fazer um documentário sobre o tema. Nenhum deles voltou a ser visto. Agora, após a descoberta de um vídeo recente onde aparecem imagens da sua irmã Heather, dada como morta há anos, James e os seus amigos vão acampar para a floresta de Burkittsville. Agarrado à esperança de encontrar a irmã com vida, James vai fazer tudo o que estiver ao seu alcance para a encontrar. Mas o que ele e os amigos encontram é algo tão aterrorizante que depressa os faz arrepender de tal decisão…
Realizada por Adam Wingard ("Autoerotic", "Tu És o Próximo"), esta é a continuação da aventura de terror iniciada, em 1999, com "O Projecto Blair Witch" que se transformou num marco do cinema tanto pelo baixíssimo orçamento como pela peculiar operação de marketing, e que resultou num incrível sucesso de bilheteira. Na altura, a construção exaustiva da lenda da bruxa Blair foi tal que o filme alcançou o estatuto de fenómeno de culto, levando muitos  espectadores a acreditar que se tratava de uma história real e não de um falso documentário. O elenco conta com a participação de James Allen McCune, Callie Hernandez, Corbin Reid Brandon Scott, Wes Robinson e Valorie Curry, entre outros.