quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Say it loud!


No dia 28 de Outubro, às 19h,  no Hangar, Centro de Investigação Artística é inaugurada a Instalação interactiva  Say It Loud de Satch Hoyt.

Say It Loud! serve literalmente como uma plataforma à liberdade de expressão, construída na forma de uma pirâmide de livros coloniais, de estudo colonial, pós-colonial, diásporas africanas e política em geral; onde o site-specific (neste caso Portugal) servirá a escolha bibliográfica na composição do objeto instalado. Empilhados em redor de uma escadaria em forma de pódium. A acompanhar a instalação o coro de um tema de James Brown “Say It Loud! I’m Black and I’m Proud!”, onde a palavra “black” é feita muda, onde Hoyt convida o público a tornar-se participante fazendo uso do microfone (instalado no topo da pilha de livros) como forma de se opor às vozes negras silenciadas, dando enfâse em forma de performance ao conceito individual de orgulho e empoderamento.

Artista visual, músico e compositor a viver entre Londres, Nova York e Berlim. Satch Hoyt tem uma vasta produção em media, pintura, desenho, escultura e instalação onde por base incorpora sonoridade na concepção de peças como que funcionando como uma lente a partir da qual investiga temáticas onde subjazem a transformação do ambiente na reutilização criativa de materiais já existentes. Interessado particularmente na temática da Diáspora Africana e a complexidade inerente a um contexto global, aplicando a musicalidade como a aura de muitas das suas peças.