terça-feira, 18 de outubro de 2016

Charles Aznavour - MEO Arena - 10 de Dezembro


Charles Aznavour é uma verdadeira lenda viva da “chanson française”. Aos 92 anos (feitos a 22 de maio), mantém a frescura vocal que deslumbra públicos em todo o mundo e conquista a crítica, e recusa-se a parar, continuando a gravar discos e a actuar ao vivo.  Protegido de Edith Piaf, cantor, compositor, ator, ativista e diplomata, Oficial da Legião de Honra, Charles Aznavour é um dos raros grandes nomes revelados no pós-II Guerra Mundial a ser autor das suas próprias canções. Escreveu mais de 800 e vendeu mais de 180 milhões de discos. Quem não recorda “La Bohéme”, “Que C’est Triste Venise”, “La Mamma”, “Les Plaisirs Démodés” ou “Mes Emmerdes”?

Foi o primeiro artista francês a chegar ao nº 1 do Top Inglês e as suas canções foram gravadas por Bryan Ferry, Elton John, Carole King, Paul Anka, Frank Sinatra, Sting, Laura Pausini ou Elvis Costello.

Nascido em 1924 em Paris de pais arménios, tornou-se num lutador incansável em nome do povo arménio, sendo embaixador permanente da UNESCO e delegado permanente da Arménia nas Nações Unidas, tendo fundado a organização de solidariedade “Aznavour For Arménia” em resposta ao terramoto na Arménia em 1988. . O seu ativismo estendeu-se também à política francesa,  e a várias iniciativas em defesa dos direitos dos artistas e da lei do copyright.

É esta lenda viva da canção francesa que atua no MEO Arena no dia 10 de Dezembro (sábado), num regresso a Portugal depois de um primeiro e aclamado concerto em 2008. Na bagagem, para lá dos seus maiores êxitos, trará também o álbum de material original que publicou em 2015, “Encores”, onde homenageava a sua mentora Edith Piaf mas também Nina Simone.  Uma data a marcar desde já na agenda para saborear um dos grandes nomes da música do século XX; um entertainer sem par. Senhoras e senhores, Charles Aznavour!