quinta-feira, 9 de julho de 2020

Novas confirmações no cartaz do Sumol Summer Fest 2021



O início das férias de verão vai voltar a assinalar-se no Sumol Summer Fest nos dias 2 e 3 de Julho de 2021.

Apesar do interregno deste ano, forçado pelo contexto actual em prol de um bem comum, o Sumol Summer Fest continuará a ser sempre sinónimo de celebração: da praia, do calor, dos amigos e de muita música, o Festival que marca início das férias de verão e dá a liberdade a cada um de ser exactamente quem é.

O reencontro dos festivaleiros com alguns dos seus artistas favoritos já está marcado e o Ericeira Camping volta, assim, a ser o ponto de encontro para um fim de semana cheio de motivos para quebrar a rotina: um cartaz forte marcado pela novidade e pela qualidade, uma localização privilegiada a menos de 500 metros da praia, e infraestruturas de campismo 5 estrelas.

O hip hop continua a ser uma das apostas fortes do Sumol Summer Fest, tanto a nível nacional como internacional. Anteriormente anunciados para este ano, estão já reconfirmados para as novas datas da 12ª edição Trippie Redd, Burna Boy, SAINt JHN, Piruka e Nenny.

Mas há mais. O Sumol Summer Fest não se esqueceu do seu público e não deixou que o dia em que o Festival começaria este ano passasse em branco, oferecendo aos seus fãs um showcase de Piruka através de live stream e anunciando novidades para o cartaz.

Novas confirmações no cartaz do 12º Sumol Summer Fest

Um dos momentos que mais caracteriza o cartaz do Sumol Summer Fest a cada edição é o concerto especialmente preparado para o Palco Sumol. Em 2021, no espectáculo exclusivo “Eixo Norte- Sul”, será feita uma apresentação do que de melhor se faz no Hip Hop nacional de Norte a Sul do país, num encontro entre duas equipas representativas desta cultura. A liderar a equipa do Norte estará o capitão de equipa Mundo Segundo, acompanhado por Maze, Ace, Deau, Virtus, DJ Guze e DJ Spot, e a representar o Sul estará o capitão de equipa XEG, lado a lado com Chullage, Sir Scratch, Kappa Jotta, Deezy e DJ Big. Cada um dos líderes apresentar-se-á com a sua equipa e, em palco, vão explorar, não só a dinâmica que conseguem explorar enquanto singulares, mas também em conjunto, neste espectáculo preparado para ser apresentado no Sumol Summer Fest.

A 12ª edição volta a dar destaque ao novo talento nacional e lusófono, com as presenças já confirmadas de LON3R JOHNY + Sippinpurp, Phoenix RDC, RIOT e Mobbers.



Mobbers

Formado em Fevereiro de 2014, o grupo Mobbers começou por se chamar MOB e foi inicialmente criado pelos membros Xuxu Bower, LipeSky e Deksz James. A partir de uma conversa decidiram adicionar outros elementos ao grupo e logo a seguir lançaram os seus primeiros temas. “Só Deus”, “Falas Baixo”, “Ando Com 30”, “Para os Teus Niggas” ou “Aquele Puto” mostraram que valeria a pena seguir o trabalho destes rapazes. Em 2015, voltaram a aumentar a equipa com a entrada de CaliJohn, Pedro Priceless, Edy J, Fredh Perry, Eric Rodrigues e Aldo F. Em julho de 2016 lançaram o primeiro projecto mais a sério. “Money Over Bitches'” contém hits como “Blocka”, “Culpado”, “Parvos” e “Bunda no Alto”. O projecto foi muito bem recebido e isso permitiu uma série de actuações ao vivo nas escolas de Luanda, e algumas actuações em Lisboa. Em Novembro desse ano surgiu a oportunidade de trabalharem com Preto Show e o resultado foi a música “Baixa Mais Um Pouco”. Em 2017, o grupo lançou hits como “Uh La La La”, “Vou Levar”, “Não Brinca Só”, entre outros sucessos que consolidaram a popularidade do grupo. Em 2018 saiu mais um disco e mais uma série de sucessos para guardar no coração. “Sob Pressão” inclui temas como “Ké Balar Né” e “Deixar Cair Geral”. Desde aí, os Mobbers correram Angola de lés a lés e não param de surpreender os fãs com o seu talento, graças a maravilhas como “Palpitar” e “Cento e Tal”. O público português terá a oportunidade de os conhecer melhor e aos seus êxitos, dia 2 de Julho de 2021 no Sumol Summer Fest.


                   
Concerto exclusivo "EIXO NORTE-SUL"

Em 2021, o Sumol Summer Fest abre as portas de norte a sul para apresentar o espectáculo exclusivo "Eixo Norte Sul”. Um concerto que vai mostrar, no Palco Sumol, o que de melhor se faz no Hip Hop de Norte a Sul do país. A liderar a equipa do Norte estará o rapper Mundo Segundo, cuja equipa contará com os MCs Maze, Ace, Deau e Virtus, e com os DJs Guze e Spot. A representar o Sul, teremos o líder XEG, que subirá ao palco acompanhado pelos MCs Chullage, Sir Scratch, Kappa Jotta, Deezy e pelo DJ Big.


O espectáculo “Eixo Norte-Sul” será dividido em duas partes. Na primeira, cada equipa terá um bloco livre de 20 minutos, e haverá apenas uma regra a cumprir: ter em palco a participação de todos os elementos da equipa. O objectivo é criar momentos únicos, em temas originais dos intervenientes, ou até mesmo novas rimas e batidas, de modo a que consigam explorar a dinâmica de cada equipa. A segunda e última parte do espetáculo contará com as equipas Norte e Sul, juntas numa cypher, com todos os elementos de ambas as equipas presentes. Esta cypher original e criada exclusivamente para este momento que se viverá no recinto do Festival, reunirá em palco todos os elementos que participarão no “Eixo Norte-Sul”, e será editada e lançada pela FADED um mês antes do concerto.


Reunir todos estes artistas em palco será mais um momento único, absolutamente a não perder, no dia 3 de julho de 2021 no Sumol Summer Fest.



LON3R JOHNY começou a dar nas vistas no Soundcloud e agora é a mais recente contratação da Think Music. Entre muitos temas já lançados, LON3R JOHNY estreou-se na Think Music com “Crystal Castle” e “Trapstar”. Além disso, o tema “Death Note”, em colaboração com Finix MG foi um autêntico sucesso e alcançou mais de 5 milhões de visualizações no YouTube, até ao momento. Poucos meses depois lançaria um outro sucesso. “DRIP” já foi ouvida mais de 4 milhões de vezes só no YouTube e confirma os melhores atributos do rapper. Com um estilo único e muito característico que mistura trap, rock e pop, LON3R JOHNY revela-se como um dos principais nomes a seguir desta nova geração de músicos portugueses, que vai deixar a sua marca no Ericeira Camping, no dia 3 de julho de 2021.

Sippinpurpp é o novo fenómeno do trap nacional. Com um estilo peculiar e controverso, tem conseguido conquistar um público cada vez mais fiel e a sua carreira não para de crescer. Após um início a solo com algumas dificuldades, este jovem talento afirma-se agora como uma das principais caras da label Think Music. Após a participação em Dr. Bayard de Mike El Nite, Sippinpurpp lançou “Sauce”, um hit instantâneo que logo atingiu a marca de single de platina. E este “Sauce” foi a primeira pista para um EP editado no final do ano de 2019. Com produção de rkeat, benji price e Osémio Boémio, outro dos destaques do disco é o tema “Havana”, com a participação de ProfJam. E para tornar este concerto ainda mais imperdível, Sippinpurpp vai estar muito bem acompanhado por uma série de convidados da Think Music.
                     


PHOENIX RDC
Quando o tema é street knowledge podemos contar com a presença do professor Phoenix RDC. Nascido em Angola e criado em Vialonga, Phoenix RDC é como a criatura mitológica que renasce das cinzas, tornando-se uma das vozes mais interessantes do hip hop nacional. É um contador de histórias como poucos. “Caos”, “Renegado”, “American Express” ou “M.A.D.H.P” são registos que nos dão a conhecer o testemunho de quem nem sempre viveu dentro das normas, o que, segundo o rapper, acaba por ser uma inevitabilidade em certas circunstâncias. Nos últimos anos, o MC assumiu-se como um dos nomes mais celebrados do rap nacional, acumulando projetos a solo e participações em temas de nomes como Sam The Kid, Valete, Regula, Wet Bed Gang, Boss AC, Jimmy P, BeatBombers, Kroniko, Dynamic Duo e DJ Nel Assassin. O ano de 2019 marcou uma mudança para Phoenix RDC, com o lançamento de “Vencedor”, single que mereceu o galardão de ouro e platina, tornando-se um verdadeiro caso de sucesso, capaz de figurar na história do hip hop português – e já ninguém tem dúvidas de que o próprio Phoenix RDC também tem o seu lugar garantido nessa bonita história de rimas e batidas nacionais, já que é um autêntico vencedor na sua arte.




Podemos dizer que RIOT é um dos responsáveis por alguma da melhor música electrónica feita em Portugal. Pioneiro na cena zouk bass, Rui Pedro Soares Da Silva Pité, mais conhecido por RIOT, tem deixado a sua marca em registos que merecem repetidas audições e também nas pistas de dança espalhadas um pouco por todo o país – e também lá fora. E é fácil explicar todo esse sucesso – a qualidade explica-o. Um DJ set de RIOT é sempre uma viagem exploratória pelas sonoridades urbanas mais recentes e também pelas referências do passado, sem nunca perder de vista aquilo que criou juntamente com Branko, Kalaf, Conductor e Blaya, um dos maiores tesouros da música lusófona, os Buraka Som Sistema. Esse som de Lisboa com influências claras na diáspora portuguesa fez dos Buraka Som Sistema uma autêntica invenção sonora – com o dedo de RIOT, claro. E essa música que parece querer abraçar o mundo é também aquela que continua a interessar a RIOT, mesmo enquanto DJ a solo: do afro-house ao hip hop, do kuduro ao drum n'bass, desde que faça sentido, é certo que estará num set de RIOT. Com uma clara preocupação em espalhar aquilo que de melhor se faz na música em Portugal, o set também contém muitas remisturas, bootlegs exclusivos e até algumas versões de músicos como Carlão, Slow J, MGDRV e os próprios Buraka. Esta é uma viagem sem limites, pensada para seduzir um público com diferentes sensibilidades musicais, e basta ouvir os primeiros minutos para perceber que RIOT é bem-sucedido nesse objetivo. 

Palco Quiksilver com programação de Música, com a curadoria de Maze, e Skate

O espaço Boardriders da Quiksilver na Ericeira voltará a ser o ponto de encontro dos festivaleiros durante as tardes do Sumol Summer Fest, sempre juntando Música ao Skate. Para já, a programação de Música está confirmada. A programação de Skate será anunciada oportunamente.

Actuações de Alcool Club, ActivaSom, EnigmaCru e DJ sets de Mike El Nite, Rita Maia, Flaca (Chica Gang) e DJ Spot compõem a curadoria idealizada por Maze, rapper dos Dealema, colectivo de culto no rap nacional. Do hip hop ao reggaeton, do afrobeat à soul, nunca uma competição de skate teve uma banda sonora tão ecléctica.



DJ ofi­cial de Minus e Keso, Spot orgulha-se de já ter partilhado palco com nomes como Mobb Depp, Talib Kweli, Pete Rock & CL Smooth ou Alchemist. Assina um podcast mensal no Rimas e Batidas e é ainda um dos fundadores da recém-criada Kids Alone, label independente que acaba de se estrear com o primeiro disco instrumental de Minus. Os seus sets pautam pela diversidade, hip hop, funk, soul e disco misturam-se com a electrónica, ligados por uma técnica apurada que lhe valeu o título nacional de scratch por duas vezes.



Rita Maia é uma das mais internacionais DJs portuguesas. Conhecida pelas suas emissões na Worldwide FM, Rita Maia expõe sonoridades que vão da electrónica contemporânea ao jazz, misturando-as com a herança da língua portuguesa em África, Brasil e Portugal. A DJ foi ainda convidada a apresentar a Boiler Room Lisboa. Para além de DJ, Rita Maia também realiza documentários musicais. Em 2019 estreou o seu primeiro documentário “Lisbon Beat” em Lisboa, Londres, EUA, América do Sul, Ásia, África e um pouco por toda a Europa.



ActivaSom e EnigmaCru juntam-se para um showcase em representação de um dos mais relevantes colectivos de rap do Porto na actualidade, 6Sentido (Sexto Sentido). Oriundos da cidade Invicta, os ActivaSom contam com 2 EPs editados. O projecto composto por Paulinho, Tácio e Fokus está a trabalhar naquele que será o seu primeiro álbum. EnigmaCru consiste na dupla de Mcs e produtores formada por Chek1 e Each1 em 2005 na cidade do Porto. Ao longo dos anos lançaram inúmeros temas soltos o que lhes permitiu a presença em eventos marcantes na história do rap português, com a participação em concertos de artistas incontornáveis como Dealema, DEAU, MOP ou Pharahe Monch.



Mike El Nite, rapper e DJ de Lisboa, não se acanha de desenterrar os guilty pleasures portugueses do passado e de voltar a apresentá-los sob uma lente contemporânea. Iniciou o ano de 2020 com o seu mais recente single “Type R”, que o junta a benji price e que vem acompanhado de um vídeo com uma estética muito própria, realizado por Irish Faverio. Enquanto DJ, explora as novas sonoridades do neoperreo.


Flaca é uma das principais dinamizadoras da nova cena reggaeton de Madrid. A DJ e produtora argentina foi recentemente convidada a criar um programa para o centro cultural La Casa Encendida, onde também ministra cursos de DJ e produção musical à comunidade. As mixtapes que fez para Ms. Nina e DJ Florentino, numa fusão de funk, cumbia, reggaeton, trap e outros estilos das profundezas do Soundcloud, rapidamente a levaram a voos mais altos como a recente passagem pelo Boiler Room (considerado um dos 10 melhores sets de 2019) e a confi­rmação para o Tomorrowland, na Holanda.



Os Alcool Club desde cedo definiram o seu estilo como uma mistura de hip hop, jazz e blues. Com um vasto curriculum de trabalhos originais lançados desde 2000, Praso, Montana e Harte reúnem no seu colectivo de fãs amantes de techno, drum n’ bass, e de subculturas urbanas alternativas ao circuito do hip hop. Para 2021, está prevista a chegada do novo álbum do colectivo

Confirmados na 12ª edição do Sumol Summer Fest:

2 de Julho de 2021

Palco Sumol
Burna Boy
SAINt JHN
Piruka
Mobbers

Palco Quiksilver
Spot (DJ Set)
Rita Maia (DJ Set)
ActivaSom + EnigmaCru (Live Act)

3 de julho de 2021

Palco Sumol
Trippie Redd
Eixo Norte-Sul com:
Norte: Mundo Segundo, Maze, Ace, Deau, Virtus, DJ Guze e DJ Spot
Sul: XEG, Chullage, Sir Scratch, Kappa Jotta, Deezy e DJ Big

Nenny
Phoenix RDC
LON3R JOHNY + Sippinpurp
RIOT

Palco Quiksilver
Mike El Nite (DJ Set)
Flaca (DJ Set)
Alcool Club (Live Act)

Informação de Bilhetes

Preço dos Bilhetes

Até 31 Dezembro 2020:
Passe de 2 dias com Camping – 50€
Passe de 2 dias sem Camping – 40€
Bilhete diário – 32€
Bilhete conjunto Sumol Summer Fest + MEO Sudoeste (quantidade limitada) – 145€

De 1 de Janeiro a 10 de Abril de 2021:
Passe de 2 dias com Camping – 52€
Passe de 2 dias sem Camping – 42€
Bilhete diário – 37€

De 11 de Abril a 1 de Julho: 
Passe de 2 dias com Camping – 55€ 
Passe de 2 dias sem Camping – 45€ 
Bilhete diário – 40€ 

Nos dias do Festival:
Passe de 2 dias com Camping – 60€
Passe de 2 dias sem Camping – 50€
Bilhete diário – 42€