terça-feira, 21 de julho de 2020

Certas Coisas Que Não Sei Explicar


Certas Coisas Que Não Sei Explicar, o novo livro de João Quadros já se encontra nas livrarias nacionais. Do nosso humorista mais corrosivo e implacável, eis um retrato panorâmico de Portugal numa coleção imperdível de crónicas escritas ao longo de vários anos.

Certas Coisas Que Não Sei Explicar… e outras histórias incríveis deste Portugal contemporâneo tem prefácio de Rui Zink.

«(…) poucas palavras descrevem tão bem o João Quadros como ‘um gajo que chateia’ (…) O João só bate em quem tem corpo para apanhar. Um dos males do nosso tempo é o regresso da infeliz mania de só dar porrada nos mais fracos. O João faz o contrário. E se ocasionalmente dá a sua traulitada no bom povo português, é com o carinho irritado de quem vê um puto a fazer asneiras, tipo conduzir em coma alcoólico ou andar a fazer equilibrismo num parapeito. Há um desassombro e uma lucidez no seu humor que por vezes doem.» Rui Zink

Sobre o Autor
João Quadros nasceu em Lisboa em 1964. É licenciado em gestão e argumentista. Escreveu para televisão, rádio, imprensa, teatro e cinema. Foi co-autor de vários programas televisivos, como Herman Enciclopédia, Contra Informação, O Programa da Maria, Levanta-te e Ri, Os Contemporâneos, Lado B ou O Último a Sair. Foi também autor do argumento do filme Arte de Roubar, de Leonel Vieira e, entre outras, da peça de teatro Antes Eles que Nós, com Bruno Nogueira, Maria Rueff e Manuel Marques. O presente livro reúne crónicas que escreveu, ao longo dos anos, para o programa Tubo de Ensaio (TSF), portal Sapo, Jornal de Negócios e Antena 3, entre outros órgãos de comunicação.