terça-feira, 28 de julho de 2020

Fronteiras XXI - Mais mar do que terra


O potencial estratégico do mar para o crescimento económico de Portugal em análise. Portugal tem a terceira maior Zona Económica Exclusiva (ZEE) da Europa. Como é que se pode aproveitar uma área de mar 18 vezes superior ao território continental? Será que nesta imensidão de água se encontra a alavanca para a economia do país? Que papel terá o conhecimento científico-tecnológico na descoberta de oportunidades submersas? O desenvolvimento económico é compatível com a proteção dos ecossistemas?

Para responder a estas questões, Ana Lourenço convida para o debate o biólogo marinho e administrador da Fundação Oceano Azul Emanuel Gonçalves, o presidente do porto de Sines Jorge d’Almeida e o investigador do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve Rui Santos. Teremos ainda entrevistas exclusivas à bióloga marinha e exploradora com mais de sete mil horas de mergulho Sylvia Earle e ao professor de Economia dos Recursos Naturais Christopher Costello.

Fronteiras XXI, a partir do antigo navio bacalhoeiro Santa Maria Manuela, para ver no dia 29 de Julho, excecionalmente às 21h45, na RTP3.