sexta-feira, 31 de julho de 2020

Odisseias estreia Paixão Canina



Os cães vieram connosco até aos recantos mais inimagináveis do mundo, como cães de caça, de tiro, de guarda ou pastor, demonstrando amizade e lealdade sem limites.
Conheceremos algumas destas histórias maravilhosas, como o cão de um refúgio, que mudou a vida a um preso, o extraordinário trabalho dos Border Collies na fronteira angloescocesa, o jovem autista que pode ter uma vida independente graças ao seu cão ou as surpreendentes habilidades que conseguem executar, graças ao sentido do olfacto. Apesar dos milhares de anos de amizade, ainda há coisas que desconhecemos. Por que razão conseguem comunicar-se tão bem connosco? Até onde chega, realmente, esta compreensão? E qual é, exactamente, o segredo desta maravilhosa amizade?

POR AMOR AOS CÃES (60’) 
Sábado 22 de Agosto, 16h00
O cão foi o primeiro animal que procurou a companhia do Homem e esta relação milenar moldou o comportamento do nosso mais fiel companheiro. Para os cães, estar com os humanos é uma questão de sobrevivência, por isso, arriscam-se a amar, até quando não são correspondidos. Isso mesmo nos demonstra Gabin, um cão de cinco anos que acaba num refúgio de animais, depois da morte do seu proprietário. Poderá reencontrar-se com o amor, numa nova família? Será capaz de voltar a confiar no ser humano? Este documentário explora o extraordinário mecanismo que permitiu aos cães manter a fé em nós durante quase trinta mil anos.

LOUCOS PELOS CÃES DE RAÇA PUG (60’) 
Domingo 23 de Agosto, 16h00
Gunner é um pug de dois anos que chega a Pugalug, um centro de resgate de animais de Toronto dirigido por Blanche Axton, auto-intitulada a louca dos cães. Enquanto ela o prepara para a adopção, conhecemos uma singular comunidade de amantes desta raça de cães de grande personalidade e veremos porque razão, apesar dos problemas de saúde comuns às raças de nariz achatado, os pugs são agora mais populares do que nunca; e porquê, apesar de terem sido criados para ser cães de companhia leais e carinhosos, nem todos são preguiçosos amantes do sofá. De modo que, encontramo-los como actores em filmes, a guiar motocicletas, a acumular seguidores nas suas contas de Instagram ou a angariar fundos para ajudar outros pugs.

SEGREDOS DE CACHORRO: OS PRIMEIROS 6 MESES (2x60’) 
Sexta-feira 28 e Sábado 29 de Agosto, 16h00
Toda a gente adora cachorros. São giros, carinhosos e desajeitados, é um prazer vê-los e, ainda mais, desfrutar deles, tendo-os em casa. Mas os cachorros não são apenas adoráveis. Em apenas seis meses, passam de recém-nascidos cegos, surdos e indefesos, a cães completamente desenvolvidos, aclimatados aos factores sempre em mutação do meio que os rodeia e à beira da idade adulta. Seguiremos a evolução de quatro cachorros de diferentes raças, para descobrir as incríveis mudanças que se dão, durante a fase mais importante das suas vidas, e o excepcional vínculo que criam com os humanos. Além disso, recorremos à etologia, ciência que estuda o comportamento animal, para revelar quão assombrosos são, e como e porquê a sua relação connosco é tão poderosa e duradoura.