sexta-feira, 24 de julho de 2020

Viagens sem Bola, de Rui Miguel Tovar



Os textos atingem a velocidade de um esférico a deslizar no relvado. Estonteantes, livres e soltos. É esta a marca de Rui Miguel Tovar na estreia em Terra Incógnita, a nova colecção de literatura de viagem, da Quetzal. Viagens sem Bola é uma divertida, iconoclasta, inesperada, culta e descontrolada viagem à volta do mundo do futebol mas, sobretudo, sobre tudo o resto. As cidades, a comida, as pessoas, a história de uma região ou o modo como se chega a certa aldeia.

Rui Miguel Tovar é um dos jornalistas portugueses que mais jogos internacionais de futebol viu fora do país. Neste livro, fala de encontros inesperados ou surpreendentes no Qatar, na Argentina, Paraguai, Itália (aliás, na Sicília, na mítica aldeia de Corleone), Espanha, China, Tailândia, Maldivas, Vietname ou Chile. Muitas vezes não são jogos de primeira ordem, mas de escalões secundários e até de campeonatos amadores. Como seria o mundo se ao domingo viajássemos para ver um jogo de futebol sem princípio nem fim?

Mais do que livros de viagens, com um formato especial, a Terra Incógnita reúne títulos e autores que desprezam a ideia de turismo e fazem da viagem um modo de conhecimento.

O relato de viagens é, provavelmente, o género literário mais comum desde o princípio dos tempos. Hoje, quando o mundo é um gigantesco ecrã onde tudo está já conhecido, a única coisa que nos resta é o espírito da viagem. Se já não vamos à procura do exótico e do belo, nem do irrepetível, esses livros transmitem uma sabedoria que nos devolve a ilusão e a alegria da viagem.

Nada mais natural, portanto, do que uma colecção inteira e propositadamente dedicada ao tema – com estes livros, nenhum mapa vai ficar fora da nossa imaginação.