quinta-feira, 23 de julho de 2020

Já Estão a Prestar Atenção


Há um estranho cheiro a mudança no ar. Desde 2008, a cada dia que passa é percetível que algumas das bases de sustentação do modelo em que se apoia o sistema do capitalismo global começam a apresentar fissuras. Um pouco por todo o mundo, reações ao «falhanço» do sistema não tardaram a aparecer, nas mais variadas formas: a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos da América, a saída do Reino Unido da União Europeia, o surgimento de movimentos de extrema-direita, mais ou menos organizados e sofisticados, ou extrema-esquerda, e ainda o aparecimento de movimentos de cidadãos que procuram dar resposta nas áreas onde sentem que o governo lhes falhou – ação social, ambiente, direitos laborais e direitos das minorias, por exemplo. O livro de Jack Shenker – jornalista e correspondente internacional do Guardian – é uma investigação de fundo que procura perceber os novos movimentos políticos que moldarão o mundo nas próximas décadas. Já Estão a Prestar Atenção é um livro essencial para entender a política dos dias de hoje, qual será a sua trajetória nas décadas seguintes, o que originou os movimentos de insatisfação social que têm vindo a transformar o panorama político mundial e quais as forças que os movem. Dia 24 nas livrarias.

O mundo está a mudar a um ritmo tão alucinante que, por este e outros fatores, os meios de comunicação social não conseguem oferecer uma leitura enquadrada e completa de todas as mudanças. O livro de Jack Shenker é uma investigação jornalística de fundo que procura dar sentido à política atual, explorando os seus contornos fora dos centros do poder e concentrando-se no seu impacto no terreno e nas pessoas. Porque é que a juventude está  desiludida com os partidos tradicionais? Como é que esta desilusão está a dar origem a novas formas de fazer política? Shenker tenta descrever as injustiças sentidas pela sociedade e mapear a resistência individual e coletiva – concentrando-se em indivíduos, comunidades e grupos que lutam pelos seus direitos e por sistema mais justo.

Se quando olha para o estado atual das coisas fica ligeiramente preocupado ou confuso, se gostava de mudar a forma como as coisas são feitas mas não sabe como, se gostava de aprender mais sobre associativismo no século XXI e formas alternativas de fazer política, então este livro é para si. O livro despertará em si alguma raiva, quando lhe explicar o sinuoso caminho que nos trouxe até aqui, mas irá certamente restaurar a sua fé na humanidade e na comunidade quando conhecer as pessoas e organizações que estão a tentar fazer do nosso mundo um local melhor e a nossa sociedade um pouco mais justa. «Espero que o livro seja também lido por pessoas com perspetivas diferentes e que estas descubram nele algo que as faça pensar, ou mesmo que lhes pareça convincente. Espero que, embora possam discordar de alguns dos argumentos aqui apresentados, sintam que o livro lança alguma luz sobre a origem de todos esses terramotos e vulcões, e sobre as forças motrizes por trás das fraturas que ainda estão por aparecer. Neste momento, precisamos de toda a esperança possível.» O mundo está a mudar. Vai ser um mundo melhor? Ninguém sabe, mas vale a pena lutar por isso.

Sobre o Autor

Jack Shenker vive em Londres e é jornalista. O seu trabalho cobre desde política a manifestações de bairro – e tudo o que se encontra entre estes dois pólos. Antigo correspondente do Guardian para o Egito, Shenker recebeu o prémio Gaby Rado por excelência no jornalismo pelos direitos humanos. Duas das suas reportagens foram premiadas pela Foreign Press Association. Tem escrito acerca das alterações sísmicas na paisagem política do Reino Unido. Está também envolvido em movimentos sociais e organizações políticas que trabalham com comunidades marginalizadas, do ativismo antidespejos ao apoio à independência dos meios de comunicação social, passando pela educação.