segunda-feira, 20 de julho de 2020

Crónica Coaching - Nuno Reis


Não Fazer

Bem vindos a mais esta partilha. Hoje falamos sobre “não fazer” e é pretendido a analise do impacto que tem no que pretendemos que seja a vida, em termos de sentido e de resultados.

É importante recordar que funcionamos através de hábitos e que estes surgem do que aceitamos ser prioritário. O fluxo diário que está assente no não fazer, tem em si a base de procrastinação e isso significa que vai existir o adiamento da acção, mesmo no sentir que a decisão não é benéfica e que vai originar a sobrecarga futura. O facto é que mesmo sentindo este desconforto, a mente vai encontrar validação e manter a atitude apática. 

Não fazer origina também um comportamento de inércia, onde a gestão de tempo é orientada para acções de baixo nível de exigência. Estas apesar de serem identificadas como sendo de baixa qualidade, são vistas como uma resposta simples e neste ponto entra a televisão, os jogos de computador, os amigos, o dormir, entre outras. Cada uma destas opções no padrão do não fazer ganham um significado negativo e por isso devem ser vistas com atenção para que não fiquem como líderes. A verdade é que cada acção vai ocupar o tempo e com isso transmitir a falsa noção de que a vida está ocupada. 

Porém e apesar de todas as justificações, o que acontece é que a vida está a ser desaproveitada e essa é a principal razão para termos muita atenção com o que fazemos do tempo. Ele, no seu todo, simboliza a vida e por isso deve ser sempre respeitada e aproveitada. 

Não fazer deve ser visto com a noção de que é necessário no conjunto global do que é feito. Este ponto deve ser colocado no centro do plano diário, sendo que na estrutura deverá ser colocado até um máximo de 15%, simbolizando que os 85% deverão ser desenvolvido no regime de alta performance. É necessário como equilíbrio ou relaxamento, sendo que deverá ser enquadrado como prémio ou bónus do trabalho bem feito.

Dou o exemplo do fim de semana ou das férias. Ambas existem depois do trabalho finalizado e os resultados simbolizam que o seu usufruto sejam experiências memoráveis. Neste ponto divido entre quem trabalha por conta de outrem e quem é empreendedor porque apesar de ambos sofrerem a influência do não fazer, para quem é empreendedor necessita de ter o não fazer muito bem controlado, de forma a que os seus resultados ou seja o seu salário sejam mantido consistente e nos níveis pretendidos.

A forma de como prevenir ou de quebrar a influência do não fazer começa no auto conhecimento, fundamental para compreender o que o sue potencial consegue alcançar, desde que seja libertado de forma controlada e orientado para o objectivo. A abertura da consciência permite ainda a valorização pessoal, a emancipação emocional e a melhoria de aptidões porque a partir do momento em que adquire uma maior noção de si mesmo(a), vai instintivamente procurar mais conhecimento e com isso, ficar mais apto(a) a conseguir a alta performance.

Concluindo, recorde que todos temos 86400 segundos diários e que a decisão do que é feito no dia a dia vai fazer com que a mente sinta sentido, o propósito e a lógica de fazer o que está ser feito mesmo quando a maior percentagem é o não fazer. Abrace a vida no seu todo e aproveite ao máximo o seu potencial!

Nuno Reis
nuno.reis@century21.pt

Apresentação Nuno Reis

Chamo-me Nuno e ajudo pessoas a ficarem mais confiantes, motivadas e a saberem como optimizar o imenso potencial que têm dentro de si. A minha vocação é simplificar o que é necessário ser desenvolvido, para que conheçam a forma mais adequada de aproveitar oportunidades.
O foco é o potencial que tens dentro de ti e a criação da estratégia personalizada que dê resposta às tuas reais necessidades e com isso, teres acesso a um nível superior de performance e de sucesso.

A preparação mental é fundamental e vamos criar um plano personalizado de melhoria, para que melhores a forma de como geres as tuas emoções, energia e motivação, fortalecendo a tua capacidade de resposta em toda e qualquer situação. O plano que iremos criar juntos tem previsto a expansão da tua influência e notoriedade nas redes sociais, para que aumentes a percentagem de seguidores e com isso, consigas mais contactos qualificados para alavancares o teu sucesso. Vamos planear reuniões enquadradas com o teu Plano estratégico, assim como programas e eventos de fortalecimento de imagem. O aconselhamento e a orientação de tudo o que envolve a base do sucesso que pretendes alcançar.