A Mercedes-Benz entregou mais viaturas a clientes em 2015 do alguma vez na sua história. A marca premium com sede em Estugarda vendeu um total de 1,871,511 automóveis (+13,4%), registando o quinto ano recorde consecutivo. Adicionalmente, a Mercedes-Benz terminou 2015 com o melhor Dezembro de sempre (178,017 unidades, +9,1%) e o melhor trimestre (495.159 unidades, +8,8%).
Dieter Zetsche, Presidente do Board of Management da Daimler AG e Head da Mercedes-Benz Cars: “No ano passado, vendemos mais automóveis do que nunca. Conseguimos aumentar as nossas vendas nas três regiões principais – Europa, NAFTA e Ásia-Pacífico. E, com 373,459 vendidas, a China tornou-se no nosso maior mercado a nível mundial em 2015. Com um crescimento de 32,6%, a Mercedes-Benz cresceu significativamente mais rápido do que o mercado global.”
Aumento do número de condutores de SUVs e dos modelos compactos. Pela primeira vez, mais meio milhão de unidades foram vendidas em cada segmento. “Prevemos um impulso adicional de vendas em 2016 devido ao novo Classe E, a limousine executiva mais inteligente do mundo. E os novos “Dream Cars”, como o Classe S Cabrio, Classe C Cabrio e a nova geração do SL e do SLK irão impulsionar ainda mais o fascínio pela Mercedes-Benz”, afirmou Ola Källenius, Membro do Board of Management of Daimler AG, responsável por Mercedes-Benz Cars Marketing and Sales.
Ofensiva híbrida
A hibridização é um elemento importante para a estratégia de motores da Mercedes-Benz. Só no ano passado, a Marca apresentou quatro novos modelos PLUG-IN HYBRID: o C 350e Limousine e Station, o GLE 500e 4MATIC e o GLC 350e 4MATIC. Entretanto, os modelos PLUG-IN HYBRID registam uma quota crescente das unidades Mercedes-Benz vendidas. Em 2017, estarão no mercado um total de dez modelos PLUG-IN HYBRID. Em média, um novo PLUG-IN HYBRID será lançado a cada quatro meses.
Europa: crescimento de dois dígitos em quase todos os mercados
Na Europa, a Mercedes-Benz vendeu mais automóveis em 2015 do que nunca: um total de 798,852 clientes escolheu um automóvel da Marca da estrela (+10,5%). No competitivo mercado alemão, a Mercedes-Benz manteve, uma vez mais, a liderança de mercado entre as marcas premium em 2015 e as vendas cresceram 4,7%. No Reino Unido, o segundo maior mercado europeu, outro recorde de vendas foi alcançado em 2015, com um total de 144,474 viaturas entregues a clientes. A Marca atingiu um crescimento de vendas na ordem dos dois dígitos em praticamente todos os mercados, com taxas particularmente elevadas em Itália (+13,8%), Espanha (+27,3%), Turquia (+30,9%), Suíça (+21,6%) e Holanda (+30,7%). Em Portugal, a Mercedes-Benz foi a marca premium com maior número de matrículas de viaturas novas em 2015.
2015 foi o melhor ano de sempre da Mercedes-Benz em Portugal
O ano de 2015 foi o melhor ano de sempre da Mercedes-Benz em Portugal. A Marca da estrela comercializou 13.525 automóveis no ano passado, um crescimento de 32% face a 2014, registando, assim, um recorde absoluto no mercado nacional. Foi igualmente alcançada uma quota de mercado de 7,6%, uma das mais elevadas a nível Europeu.
Também a smart, outra Marca do Grupo Daimler, atingiu resultados extremamente positivos com uma taxa de crescimento na ordem dos 80%. No total, no ano passado, foram comercializadas 2.597 unidades smart, correspondendo a 1,5% de quota de mercado, acima do registado em 2014.
Forte crescimento na região Ásia-Pacífico
Na região Ásia-Pacífico, a procura por viaturas Mercedes-Benz nunca foi tão forte como em dezembro. Nesta região, as vendas cresceram cerca de um quarto, em 615,325 unidades. O maior mercado foi a China, onde a Mercedes-Benz lançou mais de 15 novos ou renovados modelos e expandiu o Retalho em cerca de 500 Concessionários no ano passado. A capacidade de produção local foi também alargada. Adicionalmente ao Classe C e Classe E, os dois modelos SUV GLC e GLA começaram a ser produzidos na China no último ano. Pela primeira vez, este país é o maior mercado de vendas para a Mercedes-Benz. Com 373,459 veículos vendidos, um aumento de 32,6%, as vendas em 2015 foram mais elevadas do que nunca. O crescimento na região Ásia-Pacífico foi impulsionado em 2015 também pelas vendas na Coreia do Sul (+26,8%), na Índia (+32,4%) e na Malásia (+56,5%), onde novos recordes foram alcançados.
No Japão, o segundo maior mercado da região, foram vendidos mais automóveis do que nunca (64,989 unidades, +7,1%). Em 2015, a Mercedes-Benz foi a marca premium com maior número de matrículas de viaturas novas no Japão, na Austrália e em Taiwan.
Recordes de vendas na região NAFTA
Na região NAFTA, foram alcançados novos recordes de vendas em Dezembro e durante todo o ano. 38,557 automóveis foram entregues a clientes no mês passado (+2.1%) e as vendas anuais cresceram para 392,843 unidades (+5,2%). De Janeiro a Dezembro, as vendas nos EUA cresceram 343,088 unidades (+3,8%). No Canadá, a Mercedes-Benz foi líder de mercado entre as marcas premium em 2015.
Trajetória de sucesso para os automóveis compactos: mais de meio milhão de unidades vendidas
Os automóveis compactos, que incluem o Classe A e B, o CLA, o CLA Shooting Break e o GLA, alcançaram ainda melhores resultados, tanto em Dezembro como durante todo o ano. Um total de 582,531 clientes decidiram-se por uma viatura compacta em 2015, mais 25,8% do que no ano anterior.
Continuação do Classe C como o modelo mais vendido
A total disponibilidade do Classe C Limousine e Station nos mercados principais, bem como mais motorizações, deram origem a um impulso nas vendas em 2015, de tal forma que ultrapassou os valores do ano anterior em 40,1% (443,909 unidades). Foram entregues mais Classe C do que nunca. O crescimento do segmento do Classe C será ainda mais impulsionado em 2016 com o novo Classe C Coupé, que está disponível no mercado desde Dezembro.
Classe E versão longa especialmente popular
Um total de 232,453 unidades do Classe E Limousine e Station foram vendidos em 2015. A versão longa do Classe E foi particularmente popular na China, onde as vendas cresceram para um novo recorde de 58,286 unidades. O novo Classe E teve a sua apresentação internacional no North American International Auto Show, em Detroit, no dia 11 de Janeiro. Com a limousine executiva mais inteligente do mundo, a Mercedes-Benz dá mais um passo importante rumo à condução autónoma e livre de acidentes.
Classe S é novamente a limousine de luxo mais vendida no mundo
Com seis versões do Classe S já apresentadas, a Mercedes-Benz deu continuidade à sua ofensiva de produto no segmento de luxo em 2015. No ano passado, o Classe S foi novamente a limousine de luxo mais comercializada no mundo. Cerca de um terço dos Classe S vendidos em 2015 foram na China. Só neste mercado, cerca de 500 Mercedes-Maybach S-Class, modelo lançado em Fevereiro, foram entregues todos os meses.
“Ano dos SUV” bem-sucedido
No “Ano dos SUV”, a Mercedes-Benz lançou quatro novos modelos, renovando praticamente todo o seu portfolio. As vendas dos SUV em 2015 ultrapassaram o ano anterior em 26,6% e atingiram um recorde de 525,866 unidades. Os modelos mais vendidos foram o GLC e o GLA, com quase o dobro das vendas. O sucessor do GL, o novo GLS, estará disponível nos Concessionários em Março de 2016.
Classe V: crescimento de dois dígitos no primeiro ano de vendas
O Classe V – uma viatura para até 8 pessoas – definiu o segmento de veículos monovolume. No seu primeiro ano no mercado, as vendas subiram 26,2% para 31,499 unidades. Com novo equipamento disponível desde o ano passado, a Mercedes-Benz oferece aos clientes ainda mais flexibilidade para a configuração individual para o seu Classe V.
Ano recorde para a Mercedes-AMG
A Mercedes-AMG pode olhar para 2015 como um ano recorde: com 68,875 comercializadas (+44,6%), os modelos desportivos e de alta performance da Mercedes-Benz atingiram um novo pico. Isto significa que as vendas quase que dobraram nos últimos dois anos. Adicionalmente aos novos modelos AMG lançados em 2015, o aumento de condutores verificou-se nos modelos Classe C e nos compactos. O Mercedes-AMG GT foi também muito popular junto dos clientes. Os mercados mais fortes para os modelos AMG foram os EUA, a Alemanha e a China.
Nova geração smart disponível nos principais mercados
119,398 smart foram vendidos nos últimos doze meses (+32,9%). Os modelos fortwo e forfour foram especialmente populares nos maiores mercados smart, Alemanha, Itália e Portugal, este último com uma quota de mercado de 1,5%. Adicionalmente, as vendas duplicaram no Reino Unido, em França, Espanha e Suíça. Agora que a nova geração está disponível em mercados importantes como a China e os EUA, desde o verão passado, a smart irá lançar mais modelos do que nunca em 2016: os clientes podem já esperar o novo smart fortwo cabrio na primavera. No verão, os novos fortwo e fortour BRABUS com motores ainda mais potentes estarão disponíveis. E no final do ano serão seguidos pelas versões totalmente elétricas para ambos os modelos e para o smart fortwo cabrio.
“Best Customer Experience” – abertura de mais lojas Mercedes Me e início do “She’s Mercedes”
Com a estratégia de marketing e vendas “Best Customer Experience”, a Mercedes-Benz tem-se focado diretamente nos desejos dos seus clientes desde 2013 e dirige-se às pessoas com base nas suas próprias experiências de vida, com ofertas personalizadas. Neste contexto, a Marca tem vindo a tornar-se mais digital nos seus formatos de vendas. As lojas Mercedes me são um componente muito importante nesta estratégia. Têm um formato urbano com inúmeras características digitais e um catering moderno e conceitos de eventos que novos grupos alvo mais jovens. Em 2015, mais quatro lojas Mercedes me abriram em Milão, Tóquio, Hong Kong e Munique.
O “Best Customer Experience” é um importante elemento para a estratégia “Mercedes-Benz 2020”, que tem sido continuamente alargada com novos conceitos de abordagem ao cliente numa base individual. Em 2015, a Marca de Estugarda deu início a uma iniciativa que se foca nas necessidades e desejos das mulheres mais do que alguma vez se viu. O objetivo é estabelecer a Mercedes-Benz como a marca automóvel de luxo mais atrativa também para as mulheres e, proporcionalmente, aumentar a quantidade de clientes femininos. Esta iniciativa inclui a nova comunidade e plataforma inspiradora “She’s Mercedes”, bem como eventos de networking para mulheres, formação específica para vendedores e mais equipas de vendas femininas. Em paralelo, com o “She’s Mercedes”, a Mercedes-Benz desenvolveu o novíssimo configurador lifestyle como complemento do atual. Isto permite aos clientes especificar as suas preferências individuais para mobiliário, destinos de férias, modalidades desportivas, etc.., e de seguida sugere-lhes um modelo com base nestas informações.