A Sony Corporation revelou a sua nova gama de produtos com lançamento previsto para 2016, na Feira Internacional de Eletrónica de Consumo de 2016 (CES) que se realizou esta quarta-feira, 6 de Janeiro em Las Vegas, Nevada.
Na conferência de imprensa da Sony realizada terça-feira, 5 de Janeiro, o Presidente e CEO da Sony Corporation Kazuo Hirai afirmou: "Desde as escolhas que fazemos para sermos distintos e únicos, até à curiosidade que move a nossa paixão por desafios e ao nosso empenho como impulsionadores de criatividade, é evidente que possuímos os pilares filosóficos e estratégicos para continuarmos a construir uma Sony melhor, mais forte e mais rentável. Proporcionar kando continua a ser o principal foco e objectivo do nosso negócio."
Em seguida, tomou a palavra o Presidente e COO da Sony Electronics (SEL) Michael Fasulo para apresentar alguns dos novos produtos da Sony que serão lançados este ano, numa ampla variedade de categorias. Os televisores Sony 4K BRAVIA® realçam fortemente a qualidade da imagem e o aspecto, proporcionando experiências visuais de nova geração na sua sala de estar. A gama de produtos áudio da Sony, em expansão contínua, oferece-lhe diferentes formas de desfrutar da sua música de acordo com as suas preferências, desde Áudio de Alta Resolução ("Hi-Res") até Extra Bass. A sua linha de produtos de imagem digital permite-lhe captar momentos fugazes ao ar livre e preservar memórias dos acontecimentos mais importantes da vida com impressionantes detalhes realistas. E, por fim, os produtos da gama Life Space UX que se adaptam perfeitamente às divisões da casa e redefinem a experiência de entretenimento. Ao longo do ano, a Sony lançará novos produtos em cada uma destas categorias.
Principais produtos e protótipos apresentados
BRAVIA 4K
No seu stand, a Sony irá também mostrar uma das suas tecnologias de nova geração, a Backlight Master Drive. Esta tecnologia optimiza ainda mais o brilho e o contraste para explorar verdadeiramente o pleno potencial combinado do 4K HDR. A demonstração do Backlight Master Drive será realizada com um protótipo de 85", que atinge uma incrível retroiluminação de precisão com luzes LED directas de densidade ultraelevada. Aliado ao X-tended Dynamic Range PRO, o Backlight Master Drive atinge uma gama dinâmica sem precedentes, melhorando drasticamente a profundidade e o realismo visual. Recria negros incrivelmente profundos e luzes cintilantes com um incrível pico de brilho de 4000 nits, produzindo imagens tão convincentes que parecem reais mesmo diante dos seus olhos.A Sony procura oferecer imagens cada vez mais realistas e imersivas, combinando as suas soberbas tecnologias de nitidez de imagem 4K com HDR (High Dynamic Range), que recebeu recentemente uma atenção significativa como nova tecnologia. O HDR expande drasticamente a gama de expressão visual possível, oferecendo um brilho mais elevado, maior contraste e cores mais vibrantes. A partir deste ano, a Sony comercializará os seus novos televisores BRAVIA, com capacidade para tirar o máximo partido dos conteúdos 4K HDR e um novo logotipo "4K HDR", para transmitir claramente aos consumidores que, com estes televisores, poderão desfrutar de experiências visuais de nova geração, emocionalmente envolventes.Os novos televisores LCD BRAVIA 4K da série X93D estão equipados com a nova tecnologia Slim Backlight Drive™ da Sony, que eleva a qualidade de imagem a novos níveis oferecendo a melhor qualidade a partir de conteúdos 4K HDR. Com uma estrutura exclusiva de retroiluminação, a série X93D proporciona uma retroiluminação em grelha, anteriormente possível apenas com luzes LED directas de gama completa. O Slim Backlight Drive, aliado à tecnologia de melhoria do contraste X-tended Dynamic Range™ PRO da Sony e à ampla gama de cores da tecnologia TRILUMINOS™ Display, oferece realces mais brilhantes, negros mais profundos e cores mais vivas. Este trio tecnológico liberta todo o potencial dos conteúdos 4K HDR, enquanto permite um design de televisor ainda mais fino. Quando fixados na parede, os BRAVIA da série X93D quase que se fundem nela, deixando visível apenas a imagem. Esta série proporciona também uma nova experiência de visualização intuitiva, graças à interface do utilizador e função de pesquisa por voz perfeitas da Sony que colocam um mundo inteiro de conteúdos à distância de um simples clique ou comando.
Na conferência de imprensa, a Sony revelou também a ULTRA, uma nova app da Sony Pictures Home Entertainment que será lançada este ano nos Estados Unidos. Com a ULTRA, pode comprar e ver, através de streaming, filmes e programas televisivos em 4K HDR, desde os mais recentes até aos clássicos disponíveis na biblioteca digital 4K da Sony Pictures, directamente no seu televisor Sony BRAVIA.
Áudio
Três novos produtos serão adicionados à série h.ear™ que oferece não apenas Áudio de Alta Resolução ("Hi-Res") incrivelmente nítido, mas também uma afirmação de estilo memorável com esquemas de cores atrativos. A "h.ear go" é uma coluna sem fios portátil, fácil de transportar de um lugar para o outro. Os "h.ear on Wireless NC" e "h.ear in Wireless" são auscultadores sem fios que complementam os equipamentos com fios lançados anteriormente. Com estes novos produtos, a série h.ear está agora mais portátil que nunca – para utilizar em casa e em movimento – mas, com a mesma qualidade Hi-Res e cores intensas que lhe permitem escolher o seu próprio estilo.
Além destas novidades Hi-Res, a Sony irá adicionar também à sua popular gama EXTRA BASS (XB) produtos que oferecem um som poderoso e ressoante, com os auscultadores MDR-XB650BT, as colunas sem fios SRS-XB3 e SRS-XB2 e o sistema de áudio de elevada potência GTK-XB7. Estes novos produtos EXTRA BASS irão transportá-lo para o ambiente característico de uma discoteca ou de um festival de música, permitindo-lhe desfrutar de graves impressionantes em qualquer lugar.Alguns dos novos produtos de áudio da Sony incluem ainda uma nova funcionalidade Wireless Surround, para que possa obter um ambiente cinematográfico imersivo através de uma ligação sem fios*1 entre as barras de som e as colunas sem fios da Sony*2.
As séries h.ear e EXTRA BASS foram ambas concebidas para recriar a sensação de "estar presente no momento" de forma mais fiel possível, desde a subtil respiração do artista até ao som potente de uma atuação ao vivo. A Sony continuará a expandir ainda mais estas gamas para satisfazer as necessidades dos amantes de música em todo o mundo, que têm preferências musicais e estilos de audição cada vez mais diversos.
*1: modelos compatíveis com Wireless Surround: sistemas de cinema em casa HT-NT5, HT-CT790 e HT-XT2; recetor AV STR-DN1070; colunas sem fios h.ear go SRS-ZR7 e SRS- ZR5.
*2: A actualização do software está prevista para o verão de 2016.
Imagem digital
A nova câmara de vídeo Handycam® 4K FDR-AX53 está equipada com uma nova lente ZEISS® de zoom ótico 20x, bem como um sensor de imagem de elevada sensibilidade com um número de píxeis, aproximadamente, 1,6 vezes superior ao do modelo Handycam 4K atual*1. A FDR-AX53 inclui ainda a tecnologia Balanced Optical SteadyShot™ que elimina a desfocagem durante todos os modos de captação, desde imagens panorâmicas até grandes planos, e permite captar imagens nítidas de alta resolução 4K, mesmo a longa distância. Também está equipada com uma nova AF Rápida Inteligente e uma nova estrutura de microfone que grava som estéreo de qualidade superior e capta fielmente o áudio original. Em todos os sentidos, desde a nitidez da imagem até à qualidade do som, a FDR-AX53 é um salto considerável em frente.
A nova Handycam HD HDR-CX675 está equipada com a tecnologia Balanced Optical SteadyShot com um modo Ativo Inteligente que lhe permite uma estabilização de imagem de 5 eixos, mesmo enquanto corre. A HDR-CX675 e o modelo HDR-CX455 mais leve e compacto estão ambos equipados com AF Rápida Inteligente. A HDR-CX455 inclui ainda um microfone de 5.1 canais que torna mais fácil que nunca a captação de vídeos de elevada qualidade, com imagem e som nítidos, em qualquer altura e em qualquer lugar.
*1: FDR-AX33.A gama de Action Cams da Sony equipada com SteadyShot será alargada com a nova HDR-AS50R, fornecida juntamente com o telecomando Live-View. Agora com novos controlos intuitivos, este telecomando oferece-lhe total controlo sobre a sua Action Cam a longa distância, incluindo as suas funções de alimentação. As novas funções deste modelo incluem os efeitos time lapse 4K*2 e a capacidade de captação subaquática até 60 metros de profundidade, quando utilizada com a caixa estanque incluída na embalagem. No conjunto, esta nova Action Cam torna mais fácil a captação de vídeos de elevada qualidade para atividades desportivas e de lazer e produz mais recordações memoráveis que nunca.
*2: Criada através da união de duas fotografias consecutivas captadas pela câmara a intervalos fixos, utilizando um software de edição como o Action Cam Movie Creator ver. 5.1 ou posterior (disponível em Janeiro de 2016).
Life Space UX
A gama de produtos Life Space UX da Sony que foge ao convencional visa, fundamentalmente, mudar a forma como os utilizadores interagem com os espaços físicos e desfrutam do entretenimento. Já disponível no Japão, a coluna LED Bulb adapta-se perfeitamente a qualquer divisão da casa. Basta instalá-la no casquilho de qualquer candeeiro e poderá desfrutar de música sem fios em qualquer espaço da sua casa. A coluna LED Bulb será lançada nos Estados Unidos na primeira metade do ano fiscal de 2016. A Sony irá lançar ainda o projector portátil Ultra Short Throw cúbico de 10 cm, equipado com colunas e bateria internas. Apesar do seu tamanho compacto, este projector consegue exibir uma imagem de 22" a 80" na parede, mesa ou qualquer outra superfície adjacente. Por fim, a Sony lançará a coluna Glass Sound que enche cada canto da divisão com um som cristalino, através do vidro orgânico em forma de tubo que envolve a fonte LED. Além disso, inunda o espaço com uma luz suave que se adapta perfeitamente a qualquer ambiente. O projector portátil Ultra Short Throw e a coluna Glass Sound serão lançados no Japão na primavera e nos Estados Unidos na primeira metade do presente ano fiscal.
O stand da Sony também mostrou as restantes novidades numa ampla gama de categorias. Entre estas novidades, encontravam-se produtos que incluem tecnologias de detecção aplicadas ao entretenimento desportivo (Smart B-Trainer™ e Smart Tennis Sensor) e à beleza (sistema de análise da pele BeautyExplorer™), bem como produtos resultantes de novos projectos da Sony, alimentados através da sua iniciativa interna de incubação de novos negócios, o "Seed Acceleration Program".