segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Crónica Coaching - Nuno Reis


Força mental

Olá e bem vindos a mais este artigo.

Hoje falamos de força mental e de que forma forma a ligação entre a intenção inicial e a execução em alta performance. O primeiro ponto a ter em conta é que ela nasce do nível de certeza que tem no seu coração e na sua mente, significando que quanto mais conhecer quem é e o que é capaz, maior vai ser a sua capacidade de gerir e tomar decisões que criem resultados, em qualquer situação.

A grande questão é que a mente trabalha em automatismos e estes são criados através do que é sentido ao longo do percurso de experiências que vão acontecendo. A percentagem de certeza e de dúvida, é fundamentada pela qualidade com que sente a vida e do que espera, inconscientemente, que aconteça de forma imediata. A naturalidade com que vê a vida é o ponto de partida para o perfil de força mental que adopta como sendo a sua imagem de marca.

A força mental acontece naturalmente e de forma consistente, seja no plano negativo ou positivo, produzindo através de um destes fluxos a cadência de resultados que com o tempo vão formar a estrutura base da sua confiança, auto estima e capacidade de acreditar que é capaz. Acreditar que está ao alcance a realização da visão, traz consigo o dilema de que pode não acontecer e é por isto que treinar a sua capacidade de gestão emocional e motivacional, em registo de stress, ansiedade, exposição, vergonha e medo, é de extrema importância para que mantenha o foco, a clarividência e a capacidade de tomar decisões que sejam pontes de resolução.

Observar situações exigentes através de um prisma positivo, realista e pragmático permite que a mente mantenha a sua capacidade de liderança, factor essencial para que as coisas aconteçam como esperado. Para conseguir este nível de produtividade a mente necessita de ser ensinada a como conseguir gerir o que sente, o que pensa e o nível de espectativa. Estes factores representam a longo prazo, o tipo de consequência criada através do fluxo comportamental que vai ser activo e aceite como perfeito. A atitude e a mentalidade formam no seu todo, a balança que vai significar o equilíbrio entre o que é sonho e real ou seja, o que alcançado.

O percurso que começa num vislumbre rápido do que é pretendido, está associado à felicidade, bem-estar e realização. Factores que trazem um nível emocional elevado e que devem ser compreendido para que seja prevenido o impacto negativo do desânimo e da euforia, factores que têm a capacidade de criar o distúrbio, a instabilidade e o desequilíbrio. Esta prevenção é muito importante pelo facto de que o percurso vai acontecer entre diversos picos de exigência, de derrotas, empates e derrotas, sendo prioritário capacitar a mente com recursos, ferramentas e técnica que permita a gestão consciente em toda e qualquer situação. 

Pois bem, força mental, já compreendemos a sua importância e mesmo assim, neste preciso momento existem pessoas que suspiram e pensam “não consigo”, “nunca irei conseguir”, “era bom mas… “. Caso seja o seu caso, sugiro e peço que considere que é necessário intervencionar a renovação do método que tem vindo a adoptar, de forma a que inicie o processo de reenquadramento do valor, potencial e talento no que acreditar ser a sua imagem de marca. Reforço que a mente funciona através de automatismos e forma um conjunto de hábitos inconscientes com que inicia novos processos e interpreta acontecimentos passados. A imagem mental que tem de si mesmo(a) vai ser o reflexo de como vai abordar a situação, seja através da insegurança ou da segurança.

Imagine caminhar em cima de uma linha com os olhos vendados. Experimente. 
Pode inclusive colocar uma linha com fita cola no chão e experimentar fazer este exercício. Observando o resultado, vai poder perceber o nível de confiança que tem e treinar a sua capacidade de visualização e de foco. Ao fazer este exercício vai estar a treinar a sua mente e reforçar a sua capacidade de liderança e de confiança. Relembro para ter paciência e tolerância consigo mesmo(a) de modo a que a curva de evolução aconteça de forma natural e consistente. Ser exigente não significa ser destrutivo(a), destrutivo(a) e castradora(a) consigo mesmo, ao não conseguir à primeira. Aproveite e sorria perante a falha e ouse tenta novamente até que consiga caminha de forma segura do principio até ao fim da linha. 

Falei em tentar mais uma vez e pretendo abordar em especifico este ponto, pelo facto de estar associado à falha e exposição que pode originar vergonha, punição e desvalorização. É importante que interprete a tentativa como parte do treino e que é necessário para que os níveis de eficácia elevados sejam alcançados de forma consistente e com qualidade. A grande questão é que a mente sabe que a falha não é aceite pela sociedade e que a margem de aceitação para o erro é baixo, criando na mente o receio de ser associada ao insucesso e com isso, potencialmente ser alvo de gozo e de descrédito. A força mental é fundamental para que o estabelecimento deste padrão redutor seja prevenido e evitado, sendo que para isso, a mente precisa do correcto Plano estratégico, para que adapte a estrutura e o método capaz de lidar com todo e qualquer situação.

Agora é a sua vez de observar, analisar e de interpretar o que tem alcançado e conseguido ao longo da sua vida. Veja bem o que quer, não quer e pretende, agindo em conformidade com o resultado que identificou como padrão central do que pensa de si mesmo(a). De seguida decida qual o tipo de linha que vai seguir a partir deste momento e assuma a ousadia de conseguir a realização plena e o sucesso em todas as áreas da sua vida. Finalizo com esta partilha: Tudo começa no que pensa de si mesmo(a).

Forte abraço!
  
Nuno Reis

Apresentação Nuno Reis

Chamo-me Nuno Reis, tenho 42 anos e sou um empreendedor que acredita e ousa fazer acontecer.

Desde 2006 que trabalho na área de desenvolvimento pessoal, tendo-me especializado no acompanhamento e fortalecimento mental e emocional, contribuindo para a melhoria de funcionamento pessoal e profissional.

Profissionalmente divido o meu tempo entre áreas que estão relacionadas com o sucesso e o bem-estar. Sou Director de Recursos Humanos na Imobiliária ByNunes Privilege, tendo como funções o recrutamento, selecção e integração; desenvolvo o meu projecto de coaching em sessões individuas e em palestras motivacionais; sou gestor de carreiras (associado ao coaching) e Relações Públicas no futebol profissional. Para além destas responsabilidades e oportunidades, trabalho as redes sociais Facebook, Linkedin e Instagram, colaborando com jornais, sites e blogs com artigos de opinião relacionados com a área comportamental e desenvolvimento pessoal.

Falando um pouco de mim, sou alguém igual a qualquer outra pessoa, procuro ser feliz, sentir-me realizado e feliz com que faço, sou e consigo. Com 42 anos, vivo em Almada e trabalho por todo o mundo, presencial e online, conseguindo desta estar a realizar o meu principal chamamento que é ajudar o maior numero de pessoas a conseguirem sentirem-se felizes, orgulhosos de si e de bem consigo, com o mundo e a vida.

Os meus hobbies são variados, estando relacionados com a natureza, arte e celebração da vida. Aprecio caminhadas, passear, estar com amigos, conviver, ler, escrever, ir ao teatro e ópera, reflectir na vida ou simplesmente estar sem fazer nada. Ajudo socialmente algumas instituições, no apoio logístico ou de imagem, conseguindo desta forma sentir a alegria de ajudar de forma genuína o mundo que tanto me oferece e proporciona.

Convido a conhecerem o meu trabalho e a enviarem-me todas as questões que tenham. Partilho com todos os links de onde me podem encontrar. Gratidão pelo carinho e recorda sempre: nasceste para ser feliz, para ter sucesso e para seres sucesso. Desta forma a vida faz sentido.