quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Estreias de cinema de 31 de Outubro de 2019


Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:


Doutor Sono

“The Shining", o romance publicado por Stephen King em 1977, deu origem, três anos mais tarde, a um filme realizado por Stanley Kubrick, com Jack Nicholson como protagonista, que se transformou num dos maiores clássicos do cinema de terror. Em 2013, o escritor decide continuar a história de Danny, o rapazinho com poderes paranormais que sobreviveu ao aterrorizante Inverno no hotel Overlook. A acção do livro, assim como a deste filme,  decorre várias décadas depois dos eventos de “The Shinning”. Dan, já adulto, é um homem traumatizado e alcoólico, tal como o pai. Quando conhece Abra, uma adolescente que também possui o “brilho”, percebe que ela está a ser perseguida por um perigoso grupo de caravanistas autodenominado de Nó Verdadeiro. Essas pessoas sobrevivem ao longo dos séculos, alimentando-se do “brilho” de certas pessoas, que lhes é retirado em vapor através de longos rituais de tortura. Mas o poder de Abra é mais forte do que todos podiam imaginar.
Com argumento e realização de Mike Flanagan (“Before I Wake”, “Jogo Perigoso”), um filme de terror que conta com Ewan McGregor no principal papel; Rebecca Ferguson, Carl Lumbly, Zahn McClarnon, Emily Alyn Lind, Bruce Greenwood, Jocelin Donahue, Alex Essoe e Cliff Curtis assumem as personagens secundárias.


Exterminador Implacável: Destino Sombrio

Mais de duas décadas depois de Sarah Connor impedir o Dia do Julgamento, a sua luta recomeça quando percebe que uma nova estirpe de ciborgue foi enviada do futuro pela Skynet – o sistema informático que controla as máquinas e que está determinado a exterminar o que resta da raça humana. Desta vez o objectivo é matar a jovem Dani Ramos, futura líder da Humanidade. Mas a ajudar Sarah nesta luta desigual estará T-800 (novamente protagonizado por Arnold Schwarzenegger), o ex-exterminador que agora luta ao lado dos bons. 
Linda Hamilton e Schwarzenegger regressam ao grande ecrã na pele das suas icónicas personagens, num filme que continua a história narrada por James Cameron em "Exterminador Implacável 2: O Dia do Julgamento" (1991) – também responsável pelo primeiro “O Exterminador Implacável” (1984). A realização fica a cargo de Tim Miller ("Deadpool"), a produção é da responsabilidade de Cameron. Os actores Mackenzie Davis, Natalia Reyes, Gabriel Luna e Diego Boneta juntam-se ao elenco. 



A Família Addams

Todas as famílias são diferentes. Contudo, a família Addams é ainda mais diferente do que as outras. A viver numa decrépita mansão no topo de uma colina nebulosa, Morticia, Gomez, Wednesday, o tio Fester e a avó estão empenhados em preparar o pequeno Pugsley para um momento importantíssimo da sua vida: o “Sabre Mazurka,” um rito de passagem usado há vários séculos que lhe dará finalmente o estatuto de homem adulto. Mas, ao mesmo tempo que Pugsley se esforça para aprender as complicadas regras da cerimónia, a jovem Wednesday, antes tranquila, enfrenta as terríveis dores de crescimento. E quando a ela faz amizade com a filha de uma apresentadora de televisão que mora nas redondezas, Morticia vai ter de enfrentar o maior desafio da sua vida: aceitar as exigências da filha, que pretende ingressar na escola pública e tornar-se um pouco “normal”…
Uma comédia de animação em 3D que se inspira na BD criada por Charles Addams, que se tornou famosa em 1991, após ter sido adaptada ao grande ecrã por Barry Sonnenfeld e cujas personagens foram encarnadas por Anjelica Huston, Raul Julia, Christopher Lloyd e Christina Ricci. Esta versão animada, realizada por Conrad Vernon e Greg Tiernan, conta com as vozes de Oscar Isaac, Charlize Theron, Chloë Grace Moretz, Finn Wolfhard, Nick Kroll, Snoop Dogg, Bette Midler, and Allison Janney.