quinta-feira, 31 de outubro de 2019

Etiqueta Moderna – O Manual das Novas Boas Maneiras, por Vasco Ribeiro



Quem considera ou supõe que a etiqueta é algo com prazo de validade ou até mesmo ultrapassado, desengane-se. Etiqueta Moderna – O Manual das Novas Boas Maneiras, de Vasco Ribeiro, vem provar exactamente o contrário ao constituir um guia prático repleto de dicas para responder aos novos desafios da sociedade moderna, ao retratar situações e episódios da vida contemporânea com os quais todos temos de lidar. Para o autor, a etiqueta não desapareceu e tão pouco é algo fútil ou apenas reservado a pessoas snobes ou que nasceram em «berço de ouro».

Em Etiqueta Moderna – O Manual das Novas Boas Maneiras podemos encontrar uma abordagem moderna no que à etiqueta e boas maneiras diz respeito em matérias como:
 Redes sociais em 15 regras básicas;
 Formas de tratamento interpessoais;
 Etiqueta moderna no emprego, quer em contexto quotidiano quer em contexto internacional;
 Etiqueta moderna em público, desde dress code em eventos, como se comportar quando viaja, como lidar com o seu animal de estimação em qualquer circunstância, e até mesmo como gerir as reclamações quando insatisfeito com algo;
 Etiqueta moderna à mesa, que passa ainda pela gestão do uso dos smartphones, bem como das crianças e jovens à mesa;
 Por fim, e não menos importantes, quais são os 12 erros mais comuns da etiqueta moderna.

Sinopse:
Um atualizar de ideias que não dispensa a melhor tradição
• Smartphone à mesa: sim ou não?
• A mulher pode ou não pagar o jantar?
• Devemos saber estar nas redes sociais?
• Que roupa vestir para uma entrevista de emprego?
• Com se faz networking? E como se constrói uma imagem profissional?

O mundo e a sociedade estão a mudar. Todos os dias, as novas gerações operam transformações nos comportamentos face às gerações anteriores. Porém, conceitos como civismo, bom senso, saber-estar, cortesia, boa educação, urbanidade, tradição ou boas maneiras não perderam actualidade. Por isso, a etiqueta é hoje mais importante do que nunca, ainda que numa versão transformada e modernizada. Foi com o intuito de dar corpo a um novo paradigma da etiqueta e das boas maneiras que Vasco Ribeiro, professor universitário na área do turismo e da hotelaria e especialista em etiqueta, desenvolveu este pertinente manual. Etiqueta Moderna é um livro prático que, adaptando e actualizando as regras clássicas, apresenta uma versão renovada da etiqueta.
Em tempos de grande sofisticação tecnológica, este livro dá a conhecer os preceitos e os comportamentos correctos em ocasiões e contextos aos quais a etiqueta clássica não sabia dar resposta. Dos princípios gerais da etiqueta moderna, passando pelos eventos, pelo emprego, pelo estar à mesa, por recepções em casa ou por viagens para outros países, este livro é o melhor aliado de quem pretende apresentar sempre a melhor versão de si mesmo.
Com prefácio de Ricardo Carriço