quinta-feira, 17 de outubro de 2019

«Amar o Mundo» conta a viagem do célebre monge budista Yongey Mingyur Rinpoche


Amar o Mundo é o mais recente livro do célebre monge budista Yongey Mingyur Rinpoche, que se juntou a  Helen Tworkov – fundadora e editora da primeira revista budista, Tricycle: The Buddhist Review –, para nos trazer uma narrativa íntima e valiosa da sua experiência de quase morte e da sabedoria que dela retirou e que lhe transformou a vida.

Yongey Mingyur Rinpoche, autor do livro A Alegria de Viver, publicado pela Temas e Debates em 2010 e reeditado em 2018, é um dos mais conceituados e acarinhados mestres do budismo tibetano da atualidade. Neste livro extraordinário, que conjuga a autobiografia profundamente pessoal e os preceitos budistas para uma vida plena de significado, Mingyur Rinpoche dá-nos a conhecer as valiosas lições que recolheu da sua experiência de quase morte. Partilhando connosco as práticas de meditação que o ajudaram, mostra-nos como podemos transformar o medo de morrer em alegria de viver.

Sobre os Autores

Yongey Mingyur Rinpoche, nascido em 1975 em Nubri, no Nepal, é o filho mais novo do celebrado mestre de meditação Tulku Urgyen Rinpoche. Começou os seus estudos monásticos formais aos onze anos e, dois anos depois, iniciou o seu primeiro retiro de três anos. Atualmente, os seus ensinamentos estão integrados nas disciplinas práticas e filosóficas do treino tibetano, com orientações científicas e psicológicas do Ocidente. Além da sua função de abade de três mosteiros, dirige Tergar, uma comunidade internacional de meditação com cem centros no mundo inteiro, e é conhecido por apresentar a prática da meditação de forma clara e acessível. Aos 36 anos, partiu secretamente do seu mosteiro na Índia para iniciar um retiro errante de quatro anos e meio, vivendo em grutas de montanha e nas ruas das aldeias. É autor de A Alegria de Viver: Revelar o Segredo e a Ciência da Felicidade, publicado pela Temas e Debates, bem como de Joyful Wisdom: Embracing Change and Finding Freedom e Turning Confusion into Clarity: A Guide to the Foundation Practices of Tibetan Buddhism. 

Helen Tworkov é a fundadora da Tricycle: The Buddhist Review e autora de Zen in America: Profiles of Five Teachers e coautora, com Mingyur Rinpoche, de Turning Confusion into Clarity: A Guide to the Foundation Practices of Tibetan Buddhism. Teve o seu primeiro encontro com o budismo no Japão e no Nepal na década de 1960 e estudou as tradições zen e tibetana.