quarta-feira, 30 de outubro de 2019

A bíblia dos segredos das avós, de Martina Krčmár



Gostaria de ter um hálito fresco? Atenuar uma cicatriz? Saber como limpar as juntas dos azulejos? Fazer um pão brioche com mel? Aprender a verificar se um ovo é fresco?
A bíblia dos segredos das avós, de Martina Krčmár, com o selo da Larousse, consiste numa belíssima edição de capa dura, que contém gerações de saberes, de experiências e de segredos transmitidos oralmente, resultantes da observação sagaz e paciente da natureza.
Este livro, já disponível nas livrarias portuguesas, oferece-nos um verdadeiro tesouro: receitas e remédios curativos que atravessaram os tempos e que são de uma eficácia repetidamente comprovada. Tudo isto acompanhado de bonitas ilustrações, que remetem para o «tempo das avós» – algumas a cores, outras a preto e branco.
São 352 páginas de uma viagem por outros tempos, quando a natureza parecia ter soluções para tudo. A verdadeira magia reencontrada dos saberes do passado para melhor vivermos no presente. Um livro que agradará, certamente, a todas as gerações.

Sinopse:
Nas aldeias de outrora, eram raros os casos em que se recorria ao médico. As virtudes das plantas eram bem conhecidas havia gerações...
Utilizava-se a urtiga contra os problemas respiratórios, fazia-se uma cura com dente-de-leão para desintoxicar o corpo, recorria-se à arnica para tratar das feridas, às cataplasmas de aloé para aliviar as queimaduras... Limpava-se tudo em casa, com a ajuda do bicarbonato, do vinagre, do limão... Na cozinha, sabia-se como aproveitar os produtos da estação e como os conservar da melhor forma.
Esta obra é como que uma bíblia dos saberes do passado, que recupera a preferência por produtos naturais, ecológicos e baratos, verdadeiros «milagres caseiros»: limão, azeite, mel, bicarbonato, vinagre, argila... Todos os domínios da vida doméstica são abordados:
• Cuidados de saúde de A a Z;
• O estojo de beleza da avó;
• Lar doce lar;
• Segredos e confidências dos mestres da cozinha.