segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Crónica Coaching - Nuno Reis


Acreditar

Olá e bem vindos a este dia fantástico das nossas vidas!

Acreditar pode ser um dos maiores desafios do ser humano, tendo em conta tudo o que existe e acontece para que a mente aceite que mais vale não acreditar e desistir. O processo acontece de forma natural e inconsciente, criando padrões mentais que originam acções consoante a realidade estiver a ser compreendida. A capacidade de ver o futuro e acreditar, é uma das mais fortes ferramentas que pode utilizar, bastando treinar a sua mente para que saiba como a colocar a funcionar e enquadrar com o que é necessário.

A capacidade de acreditar está relacionada com o que pensa de si mesmo(a) e isso significa que o seu nível de auto-conhecimento tem que estar devidamente enquadrado e integrado, de forma a que saiba gerir as diferentes intensidades que vão acontecendo. A flutuação emocional e energética, são 2 factores que vão fazer com que a mente funcione numa determinada perspectiva e com isso, estabelecendo fluxos mentais tendo em conta o futuro que está a ser visualizado e aceite como acessível. 

A acessibilidade do futuro está directamente relacionado com o que é validado enquanto possibilidade e probabilidade, fazendo com que a acção seja aceite e compreendida como parte da solução. Este factor é reflexo do tipo de perfil que assume e mais uma vez, o que pensa de si mesmo(a). 

“Quando se olha ao espelho, o que vê?”
A expansão que faz inconscientemente, vai estabelecer os critérios com que vai abordar e decidir uma determinada direcção, assim como a velocidade com que vai desenvolver o conjunto de acções necessárias para que a implemente de forma consistente e plena, a ideia original. Este processo (sim é um processo) envolve a preparação e a implementação, para que tudo aconteça como previsto. 

A questão é que para acreditar, vai necessitar de habituar a sua mente a que está ao seu alcance a realização plena e incondicional, assim como a interpretação do sucesso deve ser integrada no padrão base de tudo o que pensa e sente. A sua associação à vitória, é um hábito e como todos os hábitos, existe através da repetição de um determinado padrão mental. Aqui é importante que identifique o estilo e o perfil do seu pensamento, para que tome a consciência do que deverá desenvolver para que sinta mais confiança em si mesmo(a). Conhecer o valor que dá a si mesmo(a), está relacionado com o que pensa de si mesmo(a) e isto está relacionado com o resultado de tudo o que viveu até este momento. O impacto do passado é uma das maiores influências para o estilo de confiança que tem, assim como o perfil de pessoas que tem ao seu redor, pela razão de que ambos fazem parte da estrutura central que faz com que tome determinadas decisões, opções e escolhas. 

“Acredita que é capaz?”
Esta é reflexão que sugiro que faça, por considerar ser o primeiro passo para identificar a base que origina um determinado funcionamento mental, emocional e comportamental. A identificação do padrão de funcionamento primário, faz com que consiga identificar a grelha que estimula o assumir de um tipo de realidade actual e futura, iniciando o processo que com o tempo vai originar um determinado fluxo comportamental e através dele o resultado associado à tristeza/vergonha ou felicidade/motivação. 

Tristeza/vergonha ou Felicidade/motivação
Estes são os paradigmas que formam uma das bases mais poderosas no ser humano, criando a estrutura base que vai desenvolver a estratégia com que situações, acontecimentos e oportunidades irão ser abordadas. O sentimento de que está ao alcance a realização plena do objectivo, envia uma mensagem de confiança, esperança e foco ao que está a ser pensado e com isso um reforço de intenção e de vontade, que fazem com que tudo fique mais claro e próximo. Por outro lado, a capacidade de sofrimento e de perseverança, ganham também um reforço fundamental para que o plano inicial seja devidamente implementado e desenvolvido de forma consistente e contínua.

O factor a ter em conta é que tudo vai estar ao alcance do que acreditar estar ao seu alcance e isso significa que o que acreditar, assim vai acontecer.

Fantástica semana para todos!
  
Nuno Reis

Apresentação Nuno Reis

Chamo-me Nuno Reis, tenho 42 anos e sou um empreendedor que acredita e ousa fazer acontecer.

Desde 2006 que trabalho na área de desenvolvimento pessoal, tendo-me especializado no acompanhamento e fortalecimento mental e emocional, contribuindo para a melhoria de funcionamento pessoal e profissional.

Profissionalmente divido o meu tempo entre áreas que estão relacionadas com o sucesso e o bem-estar. Sou Director de Recursos Humanos na Imobiliária ByNunes Privilege, tendo como funções o recrutamento, selecção e integração; desenvolvo o meu projecto de coaching em sessões individuas e em palestras motivacionais; sou gestor de carreiras (associado ao coaching) e Relações Públicas no futebol profissional. Para além destas responsabilidades e oportunidades, trabalho as redes sociais Facebook, Linkedin e Instagram, colaborando com jornais, sites e blogs com artigos de opinião relacionados com a área comportamental e desenvolvimento pessoal.

Falando um pouco de mim, sou alguém igual a qualquer outra pessoa, procuro ser feliz, sentir-me realizado e feliz com que faço, sou e consigo. Com 42 anos, vivo em Almada e trabalho por todo o mundo, presencial e online, conseguindo desta estar a realizar o meu principal chamamento que é ajudar o maior numero de pessoas a conseguirem sentirem-se felizes, orgulhosos de si e de bem consigo, com o mundo e a vida.

Os meus hobbies são variados, estando relacionados com a natureza, arte e celebração da vida. Aprecio caminhadas, passear, estar com amigos, conviver, ler, escrever, ir ao teatro e ópera, reflectir na vida ou simplesmente estar sem fazer nada. Ajudo socialmente algumas instituições, no apoio logístico ou de imagem, conseguindo desta forma sentir a alegria de ajudar de forma genuína o mundo que tanto me oferece e proporciona.

Convido a conhecerem o meu trabalho e a enviarem-me todas as questões que tenham. Partilho com todos os links de onde me podem encontrar. Gratidão pelo carinho e recorda sempre: nasceste para ser feliz, para ter sucesso e para seres sucesso. Desta forma a vida faz sentido.