sábado, 26 de outubro de 2019

Receitas da Semana


Receitas da Semana


Vol-au-vent de Camarão

Ingredientes

Massa

2 placas de massa folhada
1 gema de ovo
1 colher de sopa de água

Creme de camarão

180g de camarão descascados
1 chávena de chá de leite
2/3 de chávena de chá de cogumelos frescos cortados em pedacinhos
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa de manteiga
1 bocado de alho-francês
1 colher de sopa de salsa picada
sal e pimenta q.b.

Preparação

Aqueça o forno a 200° C. Coloque a massa folhada sobre uma superfície enfarinhada e passe o rolo da massa sobre ela. Bata a gema com a água e pincele a massa com esta mistura. Com um cortador faça círculos na massa (não muito grandes, pois a massa cresce ao ir ao forno), retire o circulo com cuidado e coloque-o sobre uma superfície enfarinhada. Neste círculo de massa (no centro dele) faça um círculo mais pequeno, mas ao de leve (não pressione muito senão ficará estragado), pois não é para cortar a massa e sim para dobrar por essa zona (faça uma espécie de meio corte). Em seguida, com a zona do meio-corte virada para dentro, molde a massa de forma a fazer uma espécie de "copinho"(o círculo mais pequenino em meio-corte que fez servirá para marcar o fundo do "copinho"). Faça este procedimento por oito vezes ou até acabar a massa folhada. No fim dos "copinhos" moldados coloque-os num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve-os ao forno a 200º C por 15-20 minutos, aproximadamente, ou até a massa cozer.

Creme de camarão

Numa panela em lume brando derreta a manteiga, junte o alho-francês bem picadinho e cozinhe por 5 minutos. Adicione a farinha de trigo e, fora do fogo, junte o leite, mexendo bem. Tempere com sal e pimenta e cozinhe até engrossar, sem parar de mexer. Junte os camarões, os cogumelos (em quatro partes) e a salsa picada finamente e cozinhe por mais 3 minutos. Recheie os vol-au-vents com o creme de camarão.
Decore a gosto.



Quindão

Ingredientes

12 gemas
2 ovos inteiros
9 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de manteiga
200g coco ralado
200ml leite de coco

Preparação

No liquidificador, bata o leite de coco com os ovos, o açúcar, a manteiga e o coco ralado. Coloque numa forma de buraco no meio untada e polvilhada com açúcar.
Leve ao forno médio, pré-aquecido, em banho maria, por 1 hora ou até ficar firme. Retire do forno, deixe arrefecer e depois ao frigorífico durante 4 horas.