segunda-feira, 24 de abril de 2017

Anunciados os grandes vencedores do maior concurso de fotografia do mundo


A World Photography Organisation nomeia o fotógrafo belga Frederik Buyckx Fotógrafo do Ano dos Sony World Photography Awards de 2017. Os júris dos prémios foram desafiados a encontrar a melhor série fotográfica e ficaram fascinados com a beleza, a escala e o esforço envolvido no trabalho vencedor de Buyckx, intitulado "Whiteout".

Os prémios de 2017 receberam mais de 227 000 candidaturas de 183 países e são o maior concurso de fotografia do mundo. Todos os trabalhos vencedores e finalistas, juntamente com imagens raras do fotógrafo britânico Martin Parr, vencedor do prémio de Extraordinária Contribuição para a Fotografia, serão apresentados numa exposição patente na Somerset House, em Londres até 7 de Maio.

Escolhidas entre os vencedores das dez categorias Profissionais dos prémios, Zelda Cheatle, Presidente do Júri, descreve assim as fotografias de Frederik Buyckx: "Selecionei uma série de paisagens, para que possamos regressar à essência do que é olhar para uma fotografia. A paisagem é, frequentemente, negligenciada, mas ela é essencial para a nossa existência. Estas são imagens lindas, captadas por um fotógrafo sério, e devem ser apreciadas. Espero que este prémio inspire muitos outros fotógrafos a captarem imagens que não se limitem a cobrir os terríveis aspetos da vida nestes tempos conturbados, mas, também, que captem as alegrias e a beleza de todo e qualquer ambiente."

Buyckx foi anunciado como Fotógrafo do Ano e recebeu o prémio de 25 000 dólares americanos numa cerimónia de entrega de prémios realizada em Londres, na presença de peritos internacionais do setor. Na mesma cerimónia, foram anunciados os vencedores das categorias do Concurso Profissional, juntamente com os vencedores globais dos Concursos Aberto, Juventude e Estudante.

Scott Gray, CEO da World Photography Organisation, afirma: "Sinto-me particularmente orgulhoso da escolha deste ano do Fotógrafo do Ano. Penso que, em muitos casos, é fácil chocar, mas pode ser tremendamente difícil captar uma elegância sofisticada que seja, realmente, tão bela, que mostre o meio da fotografia no seu melhor."

Todos os fotógrafos vencedores estiveram presentes na cerimónia de entrega dos prémios, em Londres, e receberam o mais recente equipamento de imagem digital da Sony como prémio.

A celebrar o seu 10.º aniversário este ano, os Sony World Photography Awards reconhecem e premeiam anualmente a melhor fotografia contemporânea do ano anterior. De participação gratuita e aberto a todos os fotógrafos, o concurso é uma referência no seio da indústria fotográfica, com o poder de moldar as carreiras dos fotógrafos vencedores e finalistas. Os Sony World Photography Awards de 2018 começam a aceitar candidaturas a partir de 1 de Junho de 2017.

Fotógrafo do Ano

Nascido em Antuérpia, em 1984, Frederik Buyckx é um fotógrafo freelance que trabalha para o jornal belga De Standaard. As imagens de Buyckx foram publicadas e exibidas a nível internacional e, mais recentemente, ele foi finalista do ZEISS Photography Award.

A série vencedora, "Whiteout", foi captada nos Balcãs, Escandinávia e Ásia Central, áreas remotas onde as pessoas vivem frequentemente em isolamento e em estreito contacto com a natureza. Buyckx explica: "A natureza sofre uma transformação peculiar com a chegada do inverno, quando a neve e o gelo começam a dominar a paisagem e as pessoas e animais têm de lidar com condições climatéricas extremas. Esta série investiga esta luta contra o desaparecimento."