sexta-feira, 21 de abril de 2017

Mercedes-Benz Classe A Concept apresentado em Shanghai


O Classe A Concept, na versão limousine, representa uma evolução da linguagem de design da Mercedes-Benz. Graças às suas formas puristas e com linhas reduzidas, este concept deixa antever um modelo de prestações desportivas e um look totalmente renovado para a próxima geração de modelos compactos. A geração atual de veículos compactos contribuiu de forma crucial para uma aparência rejuvenescida e de grande sucesso para a Mercedes-Benz. Em 2016, a Marca contabilizou o sexto ano consecutivo de recordes de vendas. Desde 2012, foram comercializados mais de dois milhões de veículos compactos em todo o mundo entre Classe A, B, CLA, CLA Shooting Brake, para além do crossover GLA. O idioma de design contemporâneo, os inovadores sistemas de assistência e conetividade e a diversidade de modelos foram fatores fundamentais para o sucesso. 


Classe A Concept: um estudo de uma limousine premium compacta 
O Classe A Concept (comprimento/largura/altura: 4.570/1.870/1.462 mm) foi concebido segundo as proporções de uma limousine premium e estilo coupé. O objetivo foi destacar o design tradicional de três volumes mas com distâncias reduzidas, mantendo os vidros laterais de maiores dimensões e a linha de cintura com posição elevada. A frente é elegante e expressa toda uma sensação de autoconfiança, com o destaque para a grelha Panamericana com a estrela Mercedes ao centro e um capot alongado com as caraterísticas powerdomes. Outros pontos de destaque são a estrutura inferior de entrada de ar tipo diamante e de grandes dimensões e a faixa cromada escura. 

Os faróis, com as luzes de presença típicas da Marca e a estrutura tipo grelha no interior conferem a este concept uma aparência de confiança. A grelha no interior dos faróis possui um revestimento de tinta UV e foi exposta a luz ultravioleta. Como resultado, os faróis brilham a cores diferentes consoante a iluminação – por exemplo, as luzes de presença diurnas são brancas. Esta tecnologia inédita de iluminação também pode ser encontrada na traseira. A imagem dos farolins traseiros também foi concebida como parte desta "escultura" estrutural. Em linha com a filosofia de design da Marca, as linhas entre os diversos painéis traseiros foram reduzidas ao mínimo. Como contraste em relação à pintura, o para-choques traseiro apresenta uma parte inferior tipo difusor emoldurada a preto e uma faixa cromada que destaca a largura do concept. As ponteiras de escape integradas têm acabamento cromado escuro. Outras caraterísticas deste concept são os vidros escuros e o teto de abrir panorâmico de grandes dimensões.