segunda-feira, 17 de abril de 2017

Curtas da secção Silvestre reorganizadas


Nesta edição do IndieLisboa, a secção Silvestre - Curtas Metragens tem alterações na organização dos seus programas. Como forma de garantir mais atenção para os filmes seleccionados, o IndieLisboa vai dividir as sessões por temas e géneros.

Haverá, assim, um programa dedicado à animação, um radar para as melhores curtas vistas ao longo do ano, mas que por diversos critérios não puderam integrar a competição internacional. Os dois programas dedicados ao documentário vão abordar a política nos nossos dias e as obsessões de vários cineastas em torno do seu trabalho (Jan Soldat, Johan Grimonprez, Lucille Chaufour e Mark Rappaport).

Os dois programas de ficção conjugarão autores consagrados com estreantes: a dupla Valérie Mréjen/Bertrand Schefer escolhe dois actores de referência de Paul Vecchiali: Jacques Nolot e Pascal Cervo, trabalhando um filme que poderia ser obra do seu mentor. Tom Shoval (em competição no IndieLisboa com Justification) volta ao festival com uma curta que acompanha uma mulher em permanente deambulação. O filipino Carlo Francisco Manatad, o brasileiro Gustavo Vinagre e o espanhol Chema Garcia Ibarra estreiam-se no IndieLisboa depois da sua obra ter sido apresentada em múltiplos festivais de cinema.

Um último programa da Silvestre, a ser apresentado na Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, apresentará os últimos trabalhos de realizadores consagrados no cinema experimental: Bertrand Mandico, Robert Todd, Robert Cambrinus e Friedl Von Groml, conhecida fotógrafa e companheira de sempre de Peter Kubelka, entre outros.

A programação da secção dedicada à mostra de obras que sejam demonstrativas da singularidade da visão de jovens e consagrados cineastas apresentará ainda as novas obras de Alex Ross Perry (Golden Exits), Matías Piñeiro (Hermia & Helena), Radu Jude (Inimi Cicatrizate), Vitaly Mansky (Rodnye (Close Relations) ) e Michael Glawogger (Untitled). O foco Silvestre estará na dupla Gusztáv Hámos e Katja Pratschke, realizadores e curadores que têm dedicado o seu trabalho à exploração do fotofilme e das múltiplas relações entre a imagem, fotografia e cinema.