quarta-feira, 19 de abril de 2017

Pedro Mestre ao vivo em Faro e Palmela



“Campaniça do Despique” é o título do álbum e do concerto, que Pedro Mestre apresentou no dia  22 de Setembro de 2015, no Grande Auditório do CCB. Com uma plateia esgotada, o concerto evocou o mais belo do Cante Alentejano e o genuíno toque da viola campaniça, que desde sempre acompanhou os cantes de improviso no Alentejo, que surgiam de modo espontâneo em festas, romarias, nas tabernas e que ainda hoje acontecem, embora de modo organizado e performativo.
 
Depois da edição de vários trabalhos discográficos com os diversos grupos que integra, e passados vinte anos desde que iniciou o seu percurso musical, Pedro Mestre conquistou, em 2016, com o seu primeiro disco, em nome próprio - "Campaniça do Despique" - o prémio Carlos Paredes atribuído pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira.
 
Pedro Mestre é um dos grandes impulsionadores e embaixadores da música e tradições do Alentejo, construtor e professor de viola campaniça e de cante alentejano, é também, o responsável pelo projeto "Cante nas Escolas", com o apoio do Ministério da Educação, que visa a sensibilização dos jovens para o património cultural regional.
 
No dia 24 de Abril, Pedro Mestre apresenta "Campaniça do Despique", no Teatro das Figuras, em Faro, com a participação do Rancho de Cantadores da Aldeia Nova de S. Bento, pelas 21h30 e no dia seguinte, em Palmela, no Cine-Teatro S. João, pelas 22h00.