terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Renault Kiger - O SUV "made in Índia" para a selva urbana


O Kiger é um novo SUV compacto, desenvolvido na Índia e numa primeira fase destinado a este país, antes de ser comercializado, posteriormente, nos mercados internacionais. Este robusto SUV de menos de 4 metros de comprimento, completa a oferta da Renault na Índia, ao lado dos modelos Kwid, Duster e Triber. 

O Kiger possui uma forte personalidade, um design moderno e dinâmico, uma grande habitabilidade e uma dotação de equipamento inédita para um SUV com preço acessível. Com uma dupla oferta de motorizações e transmissões, o Kiger tem todas as condições para seduzir uma clientela à procura de originalidade e de novidade. 

«Depois do Duster, do Kwid e do Triber, eis o Renault Kiger, um SUV compacto e moderno, perfeitamente alinhado com as necessidades do mercado Indiano. O Kiger combina tudo o que de melhor a Renault tem para oferecer: a experiência na conceção de automóveis inovadores, a que se juntam a criatividade e o conhecimento das necessidades dos clientes» Fabrice Cambolive, SVP, Diretor das Vendas e Operações da marca Renault.

«O Renault Kiger é um SUV robusto e dinâmico, pronto para enfrentar a “selva urbana”, mas, ao mesmo tempo, capaz de abordar, com tranquilidade, qualquer tipo de estrada. O Kiger tem um  “look” de SUV coupé, mas a sua distância entre eixos é a promessa de uma grande habitabilidade, com um habitáculo que foi desenhado para favorecer a partilha e o convívio a bordo » Laurens van den Acker, EVP, Diretor de Design do Grupo Renault.


Um design que faz virar a cabeça
O Kiger é um SUV desportivo e musculado, com duas caras: a da modernidade para o meio urbano e a da agilidade em todos os caminhos. A carroçaria musculada transmite robustez e dinamismo. Um verdadeiro convite à evasão, quer na «selva urbana», quer em novas experiências de condução. A elevada altura ao solo (205 mm) faz do Kiger um verdadeiro SUV.

Inspiração desportiva
Os designers da Renault deram ao Kiger uma dimensão desportiva, através da integração de vários elementos característicos, como a grelha frontal com um grafismo 3D e inserções cromadas em alvéolos. A linha inclinada e desportiva do vidro traseiro integra um defletor que reforça e sublinha a silhueta aerodinâmica do automóvel.

Uma dianteira moderna e marcante
A linha superior formada pela grelha e pelos faróis diurno de LED, posicionados nos extremos da carroçaria, dão-lhe um «olhar» inconfundível. Os piscas estão integrados nos faróis de luzes diurnas. A parte inferior da dianteira tem uma identidade moderna e sofisticada e é composta por um pára-choques com duas zonas, onde se integra a iluminação LED Pure Vision, com dois blocos de três projetores 100% LED, com fundo refletor cromado. 
 
Assinatura luminosa traseira distintiva
A traseira ganha vida com as luzes LED, com um desenho inédito, que formam a assinatura luminosa em forma de duplo C do Kiger. Colocados nas extremidades do automóvel, estes faróis dão ao Kiger uma personalidade única.

Carroçaria bi-tom 
Qualquer que seja o nível de equipamento, todas as cores de carroçaria (seis) do Kiger estão disponíveis com a opção bi-tom, com tejadilho preto. 
 
Um automóvel compacto, mas surpreendentemente espaçoso
Com um pouco menos de 4 metros de comprimento o Kiger pertence, claramente, à categoria dos SUV urbanos, embora no que diga respeito à habitabilidade seja o automóvel de todos os recordes. Na dianteira, o Kiger dispõe da melhor distância entre bancos do segmento (710 mm). Na traseira, o Kiger oferece o maior espaço para as pernas (222 mm) e para os cotovelos (1431 mm) do segmento. A altura do banco do condutor oferece uma posição de condução dominante, que acentua o conforto da condução.

Um habitáculo inteligente e prático
No «smart cockpit» do Kiger, tudo foi pensado para ser funcional, mas sem comprometer o estilo. As novas tecnologias disponíveis tornam o exercício da condução mais simples e mais convivial. 

A consola central do Kiger é dominada pelo grande ecrã táctil de 8 polegadas (20,3 cm), compatível com Apple CarPlay e Android Auto, e que permite dispor com facilidade, das aplicações ligadas à condução ou conteúdos multimédia. No nível de equipamento de topo, a conectividade com o smartphone pode ser feita através de uma conexão Wi-Fi. Para além do reconhecimento vocal, o sistema dispõe da conectividade Bluetooth que permite emparelhar cinco dispositivos, mas também de uma ligação USB e de um leitor de vídeo MP4 integrado.

A experiência de condução MULTI-SENSE 
No nível de equipamento mais elevado, o Kiger dispõe das regulações MULTI-SENSE, que permitem ao condutor escolher três diferentes modos de condução: Normal, Eco e Sport. A cartografia do motor, as passagens de caixa (no caso da transmissão automática) e a sensibilidade da direção são parametrizados em função do modo escolhido. O ecrã de 7 polegadas (17,8 cm) do painel de bordo muda também de aspeto, em função do modo selecionado! 

«Fun to drive» 
O Kiger recebe um novo motor turbo a gasolina, que lhe confere polivalência e prazer de condução. A plataforma modular – com origem na Aliança e já utilizado no Triber – garante o equilíbrio entre desempenho e eficiência, garantindo, ao mesmo tempo, um excelente nível de segurança.

Motorização para o maior prazer de condução
O Kiger está equipado com um motor a gasolina, de 3 cilindros, turbocomprimido, de 1.0 litros, com uma potência de 100 cavalos e um binário de 160 Nm (disponível a partir das 3 200 rpm). Esta motorização equipa, na Europa, o Clio e o Captur e reivindica a melhor eficiência da categoria, com consumos de 5 litros/100 km.
Este motor 1.0 litros TURBO, de 100 cavalos, está associado a uma caixa de velocidades manual de 5 relações. Pouco depois do início da comercialização do Kiger será, também, disponibilizada uma caixa de velocidades automática de variação contínua X-TRONIC, da última geração. Esta caixa de velocidades CVT, com origem na Aliança, oferece uma excelente reatividade em estrada, uma suavidade de funcionamento particularmente agradável em meio urbano e um excelente rendimento energético.