terça-feira, 17 de maio de 2022

Bailado 'Memorial do Convento' no Cine-Teatro Louletano



O coletivo Dança em Diálogos, em co-produção com o Cineteatro Louletano, o Teatro José Lúcio da Silva e a Casa das Artes, associando-se às comemorações oficiais do centenário do nascimento de José Saramago e com o apoio da Fundação José Saramago apresenta, no próximo dia 4 de junho, em estreia absoluta no Cine-teatro Louletano, um bailado em III actos, baseado na obra “Memorial do Convento”, unindo, desta forma, o universo literário às possibilidades da dança enquanto expressão narrativa que parte do corpo e do movimento. O projeto comporta ainda abordagem multidisciplinar recorrendo à imagem cinematográfica enquanto espaço narrativo paralelo.
 
O bailado terá uma abrangência nacional nas suas apresentações após a estreia:

  • Coimbra (Convento de S. Francisco dia 10 de Junho)
  • Leiria (Teatro José Lúcio da Silva dia 15 de Junho)
  • Alcanena (Cine-Teatro São Pedro dia 17 de Junho)
  • Sintra (Centro Cultural Olga Cadaval dia 25 de Junho)
  • Alcobaça (Cine-Teatro João D'Oliva Monteiro no âmbito do Festival Cistermúsica - data a designar em Julho)
  • Vila Nova de Famalicão (Casa das Artes dia 28 de Outubro)
  • Haverá ainda uma apresentação em Lanzarote, associada às comemorações do centenário de Saramago do Cabildo de Lanzarote, dia 2 de Julho.
 
Este bailado tem como equipa de criadores, Fernando Duarte e Solange Melo na Direção artística e coreografia, José António Tenente nos figurinos, Pedro Crisóstomo na cenografia, Pedro Castanheira na cinematografia e Martim Sousa Tavares na curadoria musical.
 
A proposta da Dança em Diálogos comporta ainda outras vertentes alicerçadas em componentes educativas, como é o caso de “Meia-História Encaixa”, uma leitura coreografada da obra Memorial do Convento que se transforma também numa oficina onde as crianças são convidadas a explorar a base narrativa do movimento e como este se propõe a caracterizar as personagens, o espaço e o tempo da ação do romance. Estas vertentes serão apresentadas em diversos teatros na manhã do dia de estreia do bailado, ou separadamente em Bibliotecas e escolas, como, por exemplo, a Biblioteca Municipal de Loulé, a Biblioteca Municipal de Tavira ou a Biblioteca Municipal de Marvila.
Está também prevista uma residência artística em contexto escolar numa escola do município de Loulé (co-produtor principal do projecto), que consistirá num trabalho de uma semana com os alunos em duas turmas diferentes, em que se trabalhará a adaptação da obra “Memorial do Convento” à criação coreográfica feita pelos alunos.