Esta semana dentre as várias estreias de cinema nas salas nacionais o "Cultura e não Só" destaca as seguintes:
Crime em Hollywood
Charlie Waldo (Charlie Hunnam) foi polícia em Los Angeles até decidir retirar-se para uma modesta rulote em busca de tranquilidade. Ali, no cimo de uma colina com vista desafogada para a natureza, está determinado a diminuir a sua pegada ecológica e subsistir com apenas 100 objectos. Mas tudo muda quando é visitado por Lorena Nascimento (Morena Baccarin), uma detective privada com quem teve um romance, que lhe pede ajuda para solucionar um crime particularmente intrincado. O caso está ligado a Alastair Pinch (Mel Gibson), um famoso actor de televisão acusado de matar a mulher. Apesar de renitente em voltar ao activo, Waldo acaba por ceder, embrenhando-se numa complexa conspiração.
Baseado no romance homónimo da autoria de Howard Michael Gould (que também é responsável pelo argumento), uma comédia policial realizada por Tim Kirkby (“Action Point” ou a série “Don't Forget the Driver”).
Downton Abbey: Uma Nova Era
Estamos em 1929. Lady Violet, a matriarca da família Crawley, convoca uma reunião para informar que herdou um grande palacete na Riviera francesa. Surpreendidos, todos se questionam sobre a razão de tal herança. Para conhecer a mansão e, quem sabe, resolver o mistério do passado da velha senhora, os Crawley decidem passar umas férias na nova propriedade. Naquele lugar soalheiro e cheio de “glamour”, vão conhecer vários elementos da nobreza francesa e algumas celebridades ligadas ao cinema. É então que Jack Barber, um importante produtor e realizador, propõe a Lady Mary fazer um filme na magnífica herdade de Downton.
Sequela do filme de 2019, um drama histórico, escrito por Julian Fellowes e realizado por Simon Curtis. O enredo dos filmes continua a história da aclamada série homónima criada por Fellowes, transmitida por canais de televisão de todo o mundo desde 2010. Ao elenco original, constituído por Hugh Bonneville, Jim Carter, Michelle Dockery, Elizabeth McGovern, Maggie Smith, Penelope Wilton, Matthew Goode, Joanne Froggatt, Allen Leech, Laura Carmichael, Robert James-Collier, Phyllis Logan, Brendan Coyle e Lesley Nicol, juntam-se Hugh Dancy, Laura Haddock, Nathalie Baye e Dominic West.
Lingui - Os Laços Sagrado
Amina vive com Maria, a filha de 15 anos, nos subúrbios de N’Djamena, capital do Chade. Como não tem marido, é ostracizada pelos vizinhos, que a consideram uma mulher perdida. Quando Maria descobre que está grávida, opta abortar para não ter de enfrentar os mesmos problemas da progenitora. Mas, naquele lugar, abortar é imoral e ilegal, e os riscos que ambas correm são enormes. Compreendendo as razões da filha, a corajosa Amina está empenhada em apoiá-la, seja qual for o preço.
Seleccionado para competir no Festival de Cinema de Cannes, um drama escrito e realizado pelo chadiano Mahamat-Saleh Haroun ("Daratt", "Un Homme Qui Crie", “Grigris”). As actrizes Achouackh Abakar Souleymane e Rihane Khalil Alio dão vida às protagonistas.