quarta-feira, 18 de maio de 2022

Todas as histórias do mundo começam com uma planta



«Aventuras de plantas e pessoas» pode soar-lhe, no mínimo, bizarro. Até que percebe que esta frase se relaciona com Stefano Mancuso, um dos cientistas mais influentes do nosso tempo, e aí já nada parece inverosímil no que toca ao mundo vegetal.

A Planta do Mundo é o novo bestseller internacional do fundador da Neurobiologia Vegetal, que venceu o Prémio Galileo 2018 e que foi publicado em mais de 17 idiomas. Neste livro, Mancuso conta-nos histórias que ilustram como as plantas estão literalmente na raiz do desenvolvimento do ser humano. São histórias de plantas que, entrelaçando-se com a história humana, se juntam para formar a grande narrativa da vida na Terra. O livro é ilustrado com desenhos do próprio autor.

«Quando conseguimos observar o mundo sem o ver simplesmente como o campo de jogo do Homem, é impossível não nos apercebermos da omnipresença das plantas. Elas estão em todo o lado e as suas aventuras estão inevitavelmente entrelaçadas nas nossas», explica o botânico italiano.

A Planta do Mundo vai certamente transformar a forma como vê o mundo ao seu redor.

Sobre o Autor

Stefano Mancuso é uma das autoridades de maior renome em todo o mundo na área da Neurobiologia Vegetal. É professor associado na Universidade de Florença, dirige o Laboratório Internacional de Neurobiologia Vegetal e é membro fundador da International Society for Plant Signaling and Behavior. É autor de vários bestsellers internacionais de divulgação científica, bem como de centenas de artigos académicos. A revista New Yorker considerou-o um dos «world changers» da década e o La Repubblica assinalou-o como um dos 20 italianos destinados a transformar as nossas vidas. Desenvolveu, através da sua start-up universitária, um módulo para cultivo de plantas e flores completamente autónomo em termos de recursos energéticos. É uma presença frequente nos media internacionais, e as suas conferências públicas são muito solicitadas em todo o mundo.