segunda-feira, 9 de maio de 2022

O retrato da filha do último diretor da PIDE



À Procura da Manhã Clara, de Ana Cristina Silva, combina realidade e ficção num romance tão sedutor como a figura de Annie Silva Pais, filha do último diretor da PIDE, que abandonou tudo pela revolução cubana. Pesando factos e indícios, oferece-nos um retrato pleno de intimidade numa irresistível galeria de personagens, de entre as quais sobressai Che Guevara, o grande amor de Annie.

«Não sei até hoje o que foste verdadeiramente na minha vida. Chego a pensar que conheço muito pouco de mim própria, daí as razões de ter sido tão misteriosa para os outros. A minha mãe sempre desejou que eu fosse outra pessoa, ou mesmo que não tivesse nascido. Em qualquer dos casos, para fugir aos valores rígidos da sua educação, em vez de uma personalidade, desenvolvi uma índole de oposição. Sei apenas que continuo a gostar do sonho que me arrastou até ti. Continuas enterrado no meu espírito como uma inesperada aventura, embora as minhas lembranças de ti sejam feitas de minúsculos fragmentos que têm dificuldade em juntar-se numa visão que faça sentido. Nada disso importa agora; há muito que o nosso amor deixou de ter expressão terrena. Em breve, também eu serei apenas o espírito destas palavras e da minha existência restará somente o enigma das suas teias.»

Ana Cristina Silva, autora de Bela, traz-nos agora este magnífico À Procura da Manhã Clara, cuja temática encontra reflexo no imaginário de muitos leitores. Nas livrarias a 12 de maio.

Sobre a Autora

Ana Cristina Silva nasceu em Lisboa e é professora no ISPA - Instituto Universitário de Ciências
Psiclógicas, Sociais e da Vida na área de Aquisições Precoces da Linguagem Escrita, Ortografia e
Produção Textual. Autora de 15 romances e de um livro de contos, foi três vezes finalista do
Prémio Literário Fernando Namora (2011, 2012 e 2013), que venceu em 2017 com o romance A
Noite Não é Eterna. Recebeu também o Prémio Literário Urbano Tavares Rodrigues pelo
romance O Rei do Monte Brasil, em 2012.
Depois de Bela, biografia ficcionada de Florbela Espanca – com edição no Brasil em breve –,
publica agora À Procura da Manhã Clara, o seu segundo romance com chancela Bertrand Editora.